Skip to content

Jeans sustentável, eco jeans, jeans orgânico, pet jeans, jeans ético, organic denim, jeans limpo, bio jeans, bio denim…

21 de May de 2010

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA: http://modaetica.com.br/?p=23

Se tem um assunto que gosto é jeans ecológico, jeans sustentável, bio jeans… Gosto de pesquisar e gosto de projetar esse tipo de produto democrático e sustentável. Escrevi muitos posts a respeito disso:

  1. Jeans com fibra de sorgo sacarino
  2. Jeans orgânico, isto é, com algodão orgânico
  3. Jeans com PET, pet jeans
  4. Jornada de uma calça jeans
  5. Sonhos com jeans e minha entrada no mercado de moda sustentável
  6. Fichamento de “Jeans, a roupa que transcende a moda”, de Lu Catoira
  7. Tendências (passadas) de jeans
  8. Jeans ecológico, sem enxofre
  9. Jeans com pet reciclado
  10. Eco-jeans italiano
  11. Pólo produtor de jeans no Brasil
  12. Jeans amaciado com cupuaçu, desengomado com açúcar e tingido com corantes naturais
  13. Reciclagem de água na lavagem do jeans
  14. Jeans com pet é quente e não “pega” no país tropical
  15. Jeans usado da Levi’s
  16. Lavagem de jeans reutilizando pneus
  17. Jeans da Nudie que não pode ser lavado
  18. Acabamento Alsoft Amazontex da Tavex para jeans
  19. Amaciante especial para jeans

Bem, por que estou falando de jeans pela vigésima vez? 

Lendo a Vogue deste mês (edição imperdível de aniversário de 35 anos), deparei-me com uma propaganda do Miele Biojeans. Transcrevo da revista:

“Carlos Miele lança internacionalmente a primeira calça jeans feita com Bio Denim by Tavex, o tecido brasileiro verdadeiramente sustentável. Produzido com sobras de algodão, fibras e fios reciclados, substitui processos químicos por naturais. Um amido natural de batata é usado no lugar da goma sintética e o amaciante natural feito de manteiga de cupaçu substitui os amaciantessintéticos e promove a responsabilidade social apoiando as comunidades locais da Amazônia, que cultivam o fruto.”

No Estadão Moda, saiu a seguinte matéria sobre o Bio Denim:

Na Semana de Moda de Nova York, Carlos Miele, que colocou na passarela um desfile cheio de cores e curvas, apresentou um material novo que, por enquanto, é exclusividade do estilista: o Bio Denim.

Lançado pela Tavex como um produto ‘realmente sustentável’, há algumas peculiaridades no processo de manufatura que justificam o adjetivo, como o uso de algodão orgânico e substituição de produtos químicos. Por enquanto, a produção é relativamente pequena: cerca de 50 mil metros por mês, podendo aumentar, de acordo com a demanda.

Por enquanto, Carlos Miele foi o único estilista a lançar peças feitas do material – ele pediu à Tavex uma exclusividade de dois meses. Depois disso, outras marcas poderão usá-lo, mas é possível que ainda demorem um pouco para chegar ao varejo. Nas vitrines do estilista, chegam nas próximas semanas com a nova coleção.

Sopa de retalhos | Os pedaços de denim (material que faz as calças jeans) que foram descartados são recolhidos e ‘esgarçados’, para que sejam reduzidos a diversos fiozinhos. Os fiozinhos são colocados novamente na abertura do algodão cru, para formar novos vios. Assim, a cor fica ‘mesclada’, cheia de manchinhas brancas. (Por isso, não há uma exatidão quanto à cor final. Mas dentro de um mesmo lote, o resultado é uniforme.)

Batata | Para substituir produtos químicos usados para engomar o denim, o amido é bem eficiente. Pode ser encontrado em vegetais como o milho ou a batata. Sabendo disso, a equipe de pesquisa foi atrás de empresas que trabalham com o tubérculo – que solta bastante do seu amido, em forma líquida, no processo de fatiamento.

Eco | O algodão usado é orgânico. Para obter tal certificação, é preciso que, durante pelo menos cinco anos, não sejam utilizados pesticidas e agrotóxicos. Além disso, é necessário que se adotem práticas que respeitem a biodiversidade local. O algodão usado pela Tavex para este produto vem de locais certificados da Turquia.

Fofinho | Para dar acabamento, era usado um amaciante à base de silicone – ou seja, material de origem sintética. Hoje, é utilizado o Alsoft Amazontex. O produto é feito com manteiga de cupuaçu da Amazônia. O processo é possível através de apoio a cerca de 700 famílias de comunidades locais.

5 Comments leave one →
  1. 1 de August de 2010 2:24 AM

    É uma questão de tempo para o organic denim ser uma realidade de mercado, por enqunto é um luxo. Tambem devemos lembrar que não basta só ser um jeans de algodão organico . Todo o processo fabricação e beneficiamento do denim deve ser sustentável e em conformidade com as normas da Organização Internacional do Trabalho.

    @DenimpremiumHOT

    • 1 de August de 2010 2:44 AM

      Certamente, não basta a matéria-prima ser orgânica; o processo de transformação do material em produto deve ser limpo, normatizado e justo. Infelizmente esse material ainda é pouco demandado, mesmo em mercados amadurecidos, como Inglaterra e França…😉

Trackbacks

  1. Os números de 2010 deste blog « Luciana Duarte _ Moda Ética
  2. Jeans sem lavagem | luciana duarte _ moda ética

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: