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Ideologia e Design

18 de June de 2010

 LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:  http://modaetica.com.br/?p=176 Para uma das provas de amanhã, a matéria é: ideologia e design.

Ok, vamos lá:

Ideologia!
Eu quero uma prá viver (CAZUZA; FREJAT, 1988) – ideologia neutra 

 O Design seria, antes de tudo, um instrumento para a materialização e perpetuação de ideologias, de valores predominantes em uma sociedade, ou seja, o designer, consciente ou não, reproduziria realidades e moldaria indivíduos por intermédio de objetos que configura, mesmo que poucos designers aceitem a faceta mimética de sua atividade. (BONFIM, 1997) – ideologia crítica

Mas, o que é ideologia?

Grosso modo, a ideologia pode ser compreendida de duas formas: 

  1. neutra. Conjunto de ideias/pensamentos/doutrinas/visões/ percepções coletivas ou individuais, geralmente com uma orientação socio-política. Conjunto qualquer de ideias sobre um determinado assunto. Gramsci.
  2. crítica. Instrumento de dominação, que age por meio do convencimento (persuasão ou dissuasão) de forma prescritiva, alienando a consciência humana. Uso de ferramentas simbólicas voltadas à criação e/ou à manutenção de relações de dominação. Marx.

A principal convergência conceitual  está no pré-requisito de que para um fenômeno ser ideológico, ele necessariamente deverá colaborar na criação e/ou na manutenção de relações de dominação. 

 E o design, como se relaciona?

  1. neutramente. Corresponde (=projetando para) a uma ideologia, como o consumismo, o pós-modernismo, o multicultarilismo, etc. Agente passivo.
  2. criticamente. Cria produtos/serviços/sistemas propondo um comportamento, configurando um estilo de vida, ou uma estética. Agente transformador, ativo, promotor de inovação. Ferramenta design.

Ver definição de Design do ICSID – International Council of Societies of Industrial Design, a definição mais recorrente de design que pulula no univerno acadêmico… 

E a moda ética, como fica?

Sem dúvida, relaciona-se com a ideologia de cunho crítico. A moda sustentável, moda ética e moda ecológica são eficientes na sua comunicação – muitas vezes panfletária – e visam convencer o consumidor de que seu novo paradigma deve ser aceito e seguido. A moda ética implica numa ideologia com a finalidade de “viver para o bem” (COMPARATO, 2006).

Marionete

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