Skip to content

Fornecedores de solados ecologicamente corretos para calçados

26 de January de 2011

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=1244

Vez e outra, algum leitor do blog me manda e-mail pedindo fornecedores de componentes eco-corretos para calçados. A cada estação, surgem mais empresas desenvolvendo componentes ecológicos, bem como calçados de intenção ecológica (é, intenção, porque são raros os que usam, por exemplo, cola a base de água!, peças desencaixáveis para serem recicladas, etc.). Semana que vem, vou garimpar mais e conto aqui. Por hora, fiquem com alguns de confiança que fazem solados eco-corretos:

  • Amazonas: tem solados ecologicamente corretos
  • Tacosola: faz um solado de borracha que contem pedacinhos de borracha colorida, comunicando a característica de “reciclado”. Não sei se é o caso da Tacosola, mas há quem simplesmente agregue pedacinhos de borracha nova na “massa” do solado a ser injetada, “falsificando” a reciclagem…
  • FCC Fornecedora: tem alguns saltos em madeira, couros com curtimento ecologicamente correto (utiliza taninos vegetais), etc.
  • Atanua: tem solados com ráfia, palha, rami; o tal solado com pedacinhos de borracha colorida numa massa de borracha despigmentada (cor de burro-quando-foge). 

Há uns dois anos, eu havia desenvolvido uma linha de calçados ecologicamente corretos para uma empresa de Belo Horizonte. O projeto havia ficado literalmente engavetado, inclusive os calçados foram para as gavetas! No mês passado, recebo um e-mail da tal empresa, com uma mudança de marca e lá vejo um dos calçados, com algumas modificações… Alguém tem que avisar esse pessoal que existe um negócio chamado MODA (que muda bastante, ainda mais dois anos depois, cores, tipos de aviamentos, de cabedal, etc.), outra coisa chamada DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO (é preciso investir, botar grana, pagar o designer para desenvolver o produto certo, no momento certo, pro público certo, etc.-certo) e outra chamada ÉTICA (do respeito ao funcionário ao respeito ao cliente). Eu não desenvolvi o calçado abaixo, nem sei de qual marca que é…

3 Comments leave one →
  1. Talita Maximo permalink
    28 de March de 2011 3:36 AM

    Ola Luciana, sou designer de moda e tambem estou fazendo uma pesquisa sobre o ecodesign para um publico especifico, moro no interior de SP e estou tendo dificuldade para encontrar fornecedores desses materiais, como o couro ecologico e tecidos do mesmo genero… Poderia me ajudar?

    Aguardo resposta,
    Att,
    Talita

  2. estermariavaz@yahoo.com.br permalink
    22 de October de 2012 10:39 AM

    Oi Luciana, sou de Belo Horizonte e procuro por palmilha em qualquer tipo de palha e não consigo achar um representante. Peço-lhe que me indique, caso tenha alguma referência..

    Obrigada,

    Ester Germano – BH

    • 22 de October de 2012 12:24 PM

      Olá Ester,

      infelizmente desconheço representante de palmilha em palha.

      Abs,

      Luciana

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: