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Inovação + Sustentabilidade

21 de March de 2011

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=1367

Semana passada, estive numa palestra na IBS-FGV, com a profa. Ingrid Paola Stoeckicht, intitulada “O valor da inovação nas organizações“. Fica claro que na indústria da moda, a inovação está atrelada à sustentabilidade, à ética, e que isso é uma longa jornada, um movimento do mercado, não apenas modismo midiático.

Seguem algumas notas:

  • Antes de desenvolver produto, verificar se há patente/registro do mesmo.
  • Uma empresa inovadora promove a inovação com foco: 
  1. na competitividade a longo prazo
  2. no desenvolvimento sustentável
  3. na responsabilidade social
  • Para atingir os objetivos acima, tem surgido empresas chamadas de “2.5“, isto é, situadas entre o segundo e o terceiro setor. A Índia é um grande exemplo.
  • Duas funções básicas de uma empresa: inovação + marketing. Deve-se perguntar: “Qual é a experiência do cliente?”
  • 95% dos novos produtos e serviços são fracassos comerciais. Fonte: Clayton Christensen – HBR, mar. 2010.

Brasil + inovação:

  1.  é a 2ª população mais empreendedora dentre os países do G-20, conforme GEM 2009, com taxa de 18,8% – 169 milhões de pessoas
  2. é o 13º maior produtor de ciência do mundo (publicações de artigos científicos) – Relatório UNESCO sobre ciência 2010
  3. 1,1% do PIB investido em P&D
  4. 68º país no rankin mundial de inovação tecnol[ogica de 2010 – despencou 18 posições – Relatório INSEAD
  5. em 2009, registrou 490 patentes
  • Empreender = capacidade de gerir adequadamente os recursos (ativos intangíveis) que a organização tem para inovar
  • Qualidade para os clientes/usuários = funcionalidade >>> consistência >>> conveniência >>> preço

Ada Zandition: inovação na moda ética

Inovação = 

  1.  modelo estratégico de gestão dos recursos organizacionais + gestão dos processos relacionados ao desenvolvimento e renovação dos produtos, processos e serviços que a organização oferece ao mercado, e as maneiras como o faz de forma a obter vantagem competitiva
  2. deve agregar um valor significativo (in)tangível
  3. aplicação prática da criatividade, transformar a ideia em valor >>> gestão da criatividade
  4. transformar conhecimento em dinheiro
  5. 10% inspiração + 90% transpiração

Download aqui dissertação sobre inovação. “Gestão Estratégica do Capital Humano – Avaliano o Potencial de Inovação de uma Empresa: um Estudo de Caso”, Ingrid Paola Stoeckicht

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