Skip to content

Botões ecológicos – Irmãos Perfeito

31 de March de 2011

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=1466

This slideshow requires JavaScript.

Eu tenho duas calças de jeans orgânico (uma inclusive tem tingimento com terra) e ambas tem um botão com fibra de coco e metal, de um fabricante de botões muito conhecido… Pois bem, após dois anos de uso normal, lavando a calça na maioria das vezes à mão, observo que os botões estão se desfazendo…

Já vi muitos botões ecológicos, a maior parte com corte laser. Mas os que achei mais bonitos e bem acabados foram os dos Irmãos Perfeito, fábrica nacional que data dos anos 40. Há várias opções, como:

  • coco somente ou com base de metal;
  • madeira somente ou com base metalizada (acho que é ABS banhado) ou com metal;
  • madrepérola somete ou com base de metal ou de madeira;
  • agóias (não sei o que é isso, parece semente, mas não sei do que; uma rápida busca na internet e aos dicionários foi insuficiente);
  • corozo (é um fruto avermelhado de uma palmeira, que tem sido chamado erroneamente de marfim vegetal, termo que só se aplica à jarina);

Existe um problema com boa parte dos botões ecológicos, como os dos materiais acima citados: não recebem nenhum tratamento impermeabilizante. Ou seja, com o tempo, a sujeira vai se acumulando nas fibras, escurecendo os botões. Além disso, nos casos de materiais orgânicos (mais exemplos: osso, chifre, fibra de coco), há todo um cuidado para não deixar de molho na água e evitar fungos.

Moral da história: os melhores botões não são os ecológicos (focados apenas no material natural), mas os sustentáveis (objetivando a otimização do ciclo de vida e de uso do objeto).

Infelizmente, ainda não vi botões sustentáveis…

3 Comments leave one →
  1. Juliano permalink
    8 de April de 2011 1:45 AM

    Exatamente, Luciana. Trabalho com moda praia e posso te afirmar que tem muita empresa vendendo gato por lebre. Esses botões tem tempo de vida reduzido e não dá pra separar os componentes, reciclar eles ou reutilizar. Também não provém de material reciclado. Ou seja, os materiais podem até ser de origem naturais, porém NÃO SÃO e NÃO PODEM ser vendidos como ecológicos. Seria bom essas empresas reverem o conceito de sustentabilidade e não usá-lo apenas como forma desesperada de VENDER, VENDER e VENDER.

  2. 30 de September de 2011 10:05 PM

    quem esta falando isto nao indende nada de botao trabalho com botoes a 25 anos sao tratados antes de ser colocados no mercado sao de otima qulidade

    • 2 de October de 2011 5:09 PM

      Olá Valdemir, que legal saber que eles são tratados! Por favor, nos diga como é esse tratamento ecológico!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: