Skip to content

Flusser na moda

17 de April de 2011

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=1625

Atualmente, um filósofo que está bem em voga é o Vilém Flusser. Tá na comunicação social, no design, na história e até na filosofia! Mas de fato, uma leitura indispensável e muito agradável. Seu livro O mundo codificado eu tenho por bíblia, sempre tornando a ler alguns capítulos.

Pois estou escrevendo um artigo neste momento para um congresso de design em Lisboa, e aí me deparei com um excerto muito apropriado para este nosso espaço, que havia colocado na epígrafe da minha monografia!

Recomendo a leitura para pensarmos sobre ética na moda!😉

Quem deveria, afinal, ser responsabilizado se um robô matasse alguém? A pessoa que construiu o robô, a pessoa que fez a faca ou aquele que instalou o programa no robô? Não seria igualmente cabível atribuir a responsabilidade moral a um erro de construção, de programação ou de fabricação? E que tal se atribuíssemos a responsabilidae moral ao setor que fabricou o robô? Ou talvez ao complexo industrial em sua totalidade, ou, por que não, ao sistema a que pertence esse complexo?

Em outras palavras: o eventual desinteresse do designer por essas questões poderá levar à total ausência de responsabilidade. [Vilém Flusser]

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: