Skip to content

A digníssima relevância semiótica, biomimética e ergonômica dos pés de uma galinha: breve história da New Balance

2 de May de 2011

 LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=1754

Uma coisa leva a outra!😉

Observe:

1) Quem veio primeiro: o ovo ou a galinha?

2) Polêmicas à parte, foi a galinha.

3) A galinha é muito famosa pelos seus pés, tem até pen-drive em homenagem.

4) Alguns dizem que seus pés influenciaram o Verão do Amor, de 1968, na icônica logo Paz e Amor.

5) Verdade é que os pés de galinha inspiraram a banda Chickenfoot, formada por dois integrantes do Red Hot Chilli Peppers (Chad Smith e Joe Satriani) e do Van Halen (Sammy Hagar e Michael Anthony).

6) Os pés da galinha servem para que suas donas corram (= fujam dos homens). Quem já tentou pegar uma galinha na roça sabe a dificuldade do ato, porque são bichos que correm e voam de maneira aleatória e desengonçada, por serem pesadas.

7) Há mais de 100 anos, um garçom de 33 anos se deu ao ócio de observar a corrida das galinhas. Ele notou que com três garras, elas mantinham perfeito equilíbrio. Não era um homem qualquer, mas um cara meio obcecado por correr. Essa observação da natureza tinha a finalidade de desenvolver algo que auxiliasse na corrida dos humanos.

8 ) Isso que ele fazia naquele tempo, hoje entendemos como biomimética: área da ciência que estuda estruturas biológicas, de modo a aprender com as soluções da natureza, com o objetivo de utilizar esse conhecimento em diferentes áreas da ciência. A biomimética é uma ciência imprescindível no design para a sustentabilidade.

9) Paralelo a isso, observe como o pé humano possui quatro pontos de apoio, semelhante aos pés de uma galinha.

Os pontos de apoio do pé independem de seu formato.

10) Com todas essas informações, esse sujeito, que se chamava William J. Riley, criou um suporte de apoio em arco que ajudava a melhorar o conforto dos trabalhadores que passavam o dia todo em pé – ou seja, já pensava em ergonomia, na relação homem-ambiente-trabalho-máquina, conhecimento fundamental para qualquer projeto de design.

11) Em 1906, Riley fundou a New Balance Arch Company Support, tendo em 1909 iniciado a comercialização de palmilhas ortopédicas. Somente em 1925 (ou 1938, para outros autores) teria feito os primeiros tênis de corrida utilizando esse mecanismo baseado nos pés de galinha.

12) Mas foi bem mais tarde, em 1960 (opa! quase no movimento Paz e Amor, que tem na logo o pé de uma galinha!) que fez o Primeiro tênis que era comercializado em diferentes tamanhos e diferentes larguras, iniciando o conceito de numeração em calçados. O tênis dessa década chamava-se Trackster. 

13) Nas últimas décadas, o estilo New Balance pouco mudou, permanecendo pregnante e provando que existe sim um estilo atemporal (mais sustentável). Por outro lado, as pesquisas em design intesificaram-se na década de 1980, posicionando a empresa na vanguarda do desenvolvimento de calçados.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: