Skip to content

Enfeites quase ecológicos para moda

3 de May de 2011

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=1778

Veja a seguir alguns componentes para produtos de moda do verão 2012:

Enfeite com aplicação de microconchas marinhas. Só pra informar: conchas não estão na moda, a não ser na moda riponga de litoral. Fornecedor: Malu Flowers

 Quando um namorado ou “paquerinha” (como diria minha vó) ia a praia, eu sempre sugeria (não chegava a pedir propriamente) que me trouxesse umas conchinhas. E era interessante observar a seleção deles: teve um que trouxe um pote de conchas de diversos tamanhos e cores, e as embalou bem para que não quebrassem; outro trouxe os cascos das ostras, irregulares, grandes e um pouco sujas, porque achava essas conchinhas normais muito sem graça; um outro trouxe somente conchinhas rosa aguado, todas no mesmo formato e muitas quebradas. A moral da história é: a identidade de cada um é colocada num presente. A mesma coisa acontece com a moda: a seleção dos enfeites denota uma identidade para o produto. No caso de conchinhas, cada vez mais raras em nossas praias (sabe-se lá porque razão ecológica), denota um produto fora de moda. É brega, cafona.

Peça em latão com cabuchões em linho e juta e fibra de coco. Cabuchão vem do francês cabochon e significa forma arredondada de lapidação de uma gema (= pedra na joalheria). Fornecedor: Redemix – Vive Bella.

Esse é um enfeite interessante porque tem um erro de projeto que o tornou menos ecológico. Explico: este cabuchão é formado por um plástico que “protege” um material que pra mim tá com cara de esponja vegetal. Teria sido melhor se a mesma tivesse sido prensada em formato abaulado, como já é comum e vem sendo comercializada. Um belo enfeite, bem rústico, e que cai bem com tecidos naturais. (Estou imaginando no ombro de um vestido de linho branco e cáqui). 

Enfeite em latão, coco e ágata. Belo exemplo que remete a cultura barroca mineira. Fornecedor: Vive Bella.

Um dos enfeites “ecológicos” mais delicados da temporada! Se formos ver no contexto da história da joalheria nacional, esse enfeite é quase uma joia. Seus materiais remetem aos mesmos usados no barroco mineiro. Destaque para a pérola feita de latão, o que é muito inteligente em termos de projeto sustentável: utilizar um mesmo material para simular outros materiais por meio de texturas e formas.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: