Skip to content

“A” citação de Gilberto Freyre sobre moda ecológica

5 de May de 2011

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=1797

Estava revisando minha monografia, e faltava inserir o n. de página de uma citação – a qual eu passei horas (horas!!!) tentando localizar no livro Modos de Homem & Modas de Mulher. Se eu tivesse relido até a página 234, tinha achado mais rápido. Então segue aí o excerto:

Para Gilberto Freyre, que diziam ser gay, Sonia Braga era o exemplo triunfante do estilo feminino brasileiro.

Ressalta-se que o termo “moda ecológica” geralmente remete, na indústria e mídia de moda, ao conceito de produto verde ou ecologicamente correto, isto é, que não agride a natureza, não sendo considerado o significado do termo homônimo proposto por Freyre (2009), que, por sua vez, aproxima-se, na dimensão sociocultural, do conceito de “moda ética”.

Para Freyre, a moda ecológica brasileira refere-se à relação da sociedade com seu meio natural, isto é, como os modos e as modas dos brasileiros se relacionam com a sua respectiva ecologia tropical. Tal relação deve ser ética, visto que há:

necessidade de orientação antropológica para indústrias brasileiras de calçados e de roupas feitas. É que as predominâncias, além de formas de corpo, de preferências de cor, de brasileiros e de brasileiras, precisavam – e continuam a precisar – ser consideradas, nesses fabricados, sob pena de resultarem seus produtos inadequados a essas predominâncias. Não só nacionalismo. Também ecologia (FREYRE, 2009, p. 234).

Esta orientação antropológica para o setor de moda pode ser considerada como um ethos[1] industrial, isto é, as diretrizes/orientações que caracterizam um determinado segmento industrial.


[1]   Característica comum a um grupo de indivíduos pertencentes a uma mesma sociedade. Espírito e crenças característicos que diferenciam comunidades, instituições, pessoas e obras umas das outras.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: