Skip to content

Corte a laser ecológico

13 de June de 2011

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=2053

Semana passada, estive numa feira de artesanato, na UFMG, a procura de um colar.

De cara, vi uma coisa bizarra: colar de EVA cortado a laser. COMO ASSIM MEU DEUS?!?!?!?!?!

EVA, um material hiper-porcaria sendo manufaturado pelo oneroso e primoroso processo de corte a laser… E ainda custava 25 reais aquele lixo, que não vai durar nada.

E, pra piorar, eram cortes vazados (como rasgos), que descartam boa parte do material.

Calçados com corte a laser, em formas vazadas. O material que foi retirado não é aproveitado. Esse tipo de corte não é ecológico, pois descarta boa parte da matéria-prima.

No caso do corte laser, o design para a sustentabilidade privilegiaria figuras “abertas”, que não se destacam completamente da peça, aproveitando quase 100% o material.

Bolsa cortada a laser, com figuras simulando maxi escamas. Aqui há o aproveitamento total do couro, material nobre, valorizado por um processo nobre e de forma ecológica.

O formato do corte é uma coisa simples que a gente, designers, resolve fácil quando o projeto é focado no mínimo de impacto ambiental.

E, bem, quanto ao colar, eu acabei encomendando um, da Valéria Pedreira, de cordão de borracha (material ecológico!) com uma grande pedra de turmalina negra sem lapidação (ou seja, sem gasto com processos de manufatura de precisão). Fiquei tão alucinada quando vi essa pedra – eu tenho algumas turmalinas negras que ganhei de um garimpeiro – que dormi com o colar e sonhei com a pedra a noite toda. Ela era muito utilizada pelos egípcios e acredita-se que funcione como um “filtro” de energias negativas, tanto internas quanto externas. Bom, é já continuo o papo bicho-grilo, já que perdi o sono mesmo nessa madrugada de domingo pra segunda…

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: