Skip to content

Bolsas: produto democrático + furoshiki + trouxa

22 de June de 2011

Bolsa-carteira de Walter Rodrigues

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=2251

Eu estava indo pra Engenharia, aí pelo caminho lembrei de outra coisa conversada com o Walter Rodrigues: a bolsa é o acessório mais democrático que existe, pois não tem tamanho P, M ou G. Ou seja, serve a todas – ao contrário de sapatos e roupas, que devem ter numerações específicas, necessitam padronização.

Render de ecobag Walter Rodrigues: algodão cru + papel kraft natural + cola à base d’água

O Furoshiki, uma espécie de bolsa-origami japonesa, seria, ao meu ver, a bolsa mais democrática da paróquia.

Nível básico de montagem da bolsa furoshiki

Nível intermediário de montagem ou “sei japonês”

Nível avançado ou “sou foda”

Eu inclusive comprei uma da Panoletos, grife de amigos queridos (a Camila, que já me deu muita carona pra casa, a Amanda, com quem trabalhei, e o Felipe, primeira pessoa a me dar trote no design). Por acaso, eu ainda estou no nível básico de montagem. Furoshiki é uma palavra que enrola a nossa língua portuguesa, então o pessoal chama de trouxa mesmo. A bolsa, ecobag, da Panoletos é de chita, tecido icônico de identidade brasileira.

Furoshiki, trouxa, ecobag, bolsa de feira da Panoletos. Eu tenho uma!

No caminho de volta para casa, após ter conversado com meu orientador sobre estudar fora – conversar é modo educado de dizer, eu estava choramingando porque um tanto de conhecidos e amigos estão indo estudar fora e eu tô marcando aqui ainda. Bem, no caminho de volta, passei na Escola de Belas Artes da UFMG e conversei com a coordenadora do curso de Design de Moda. Começo a dar a disciplina de Moda e Sustentabilidade toda segunda-feira, à noite, no Design de Moda da UFMG.

———————————————-

Devido ao grande acesso por “furoshiki” no Google, que tem direcionado a este post, indico também outros posts neste blog sobre o assunto:

O que é furoshiki?

Saiba mais sobre Furoshiki

Quadrados e retângulos democráticos

Oficina de furoshiki

Leave a Reply

