Skip to content

100% Cerrado: cadê?

23 de June de 2011

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=2264

Estou enrolando pra escrever um artigo, um relatório e estudar pra uma prova de engenheria. E aí, redescobrindo minha papelada de prosas e poesias, achei algumas coisas até que consideráveis. Quando eu era adolescente cheguei a ganhar umas menções honrosas em concursos de literatura em Portugal, que era para jovens de países de língua portuguesa… Um dia conto isso.

Relendo um dos últimos poemas, escrito numa volta de viagem a Brasília, lembrei de uma marca de moda que desapareceu, a 100% Cerrado. Faziam um trabalho muito autoral, com identidade brasileira, bordados, retorcidos, tingimento natural, tecidos naturais, babados, rendas, muitas cores, e ainda com uma proposta de responsabilidade socioambiental por artesãs… Cadê???

Ficam aí umas imagens de uma das minhas coleções preferidas, e um poema empoeirado e ritmado que escrevi…

This slideshow requires JavaScript.

Cerrado

Raios deitados no solo, ó Céu,

deixaram queimadas, suas verdes folhas

pedem água, pela tua pele

pede um apelo, perde-se

entre andares errantes, berrantes

gritos femininos e o desconhecido

                                            conhecidos

homens derrubam minhas casas

entre lares aos ares, escondo-me

debaixo dum galho seco, atrás do retorcido

caule da pequena árvore

que não vingará

                vingarás

pela noite, o chão frio firme

como camas carcomidas, pó de ferro

entre entranhas nossas, minhas

ferrugens corroendo corpos, ósseos

retratos de naturezas-mortas

                                          mortas

mulheres das vidas, todas

menos da tua natureza, cerrada

mata à luz da Lua, cheia

de medo dum tiro, surdo

como um lençol d’água, subterrâneo

profundo poço perfurado, no meu peito

cerrado das terras ácidas

                                        idas.

No comments yet

Leave a Reply

