Skip to content

Land Ethic + Land Art

26 de June de 2011

 

 LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=2334

Neste feriado, preparando uma apresentação sobre ética da sustentabilidade para um pessoal da engenharia, me deparo com um trabalho genial, sobre um conceito ainda pouco estudado, a ética da terra. E aí, vou ver quem é o autor… tcharans!

Estética da terra: reflexos da arte na água da Terra

Não poderia ser outro! Um amigo de outros tempos, Fábio Possamai. Biólogo, filósofo e com uma dissertação de mestrado em filosofia heterodoxa e brilhante. Daí achei o telefone dele num outro artigo sobre bioética e liguei na hora, pra felicitar, e pelo pretexto de ligar, naturalmente. E, lá além de mil km e de tantos anos, estava a mesma pessoa e o mesmo encontro – um pouco desajeitado, “pra ser sincero“.😉

Andy Goldsworth, considerado um dos pais da Land Art, ou Earth Land, ou Eco Art, ou…

Quando eu tinha 16 anos, e adorava fazer literatura de garagem, comecei a escrever para o “e-zine” dele, chamava-se Constestação Online. Eu tinha uma coluna, The lunatic is on the grass (por causa de uma música do Pink Floyd) e assinava como Heroína (porque, dos 12 aos 14 anos, fazia História em Quadrinhos com os melhores amigos que alguém pode ter, e eu era a Super Luci ehehe) – e, bem, achava grande coisa ser pirralha e escrever com uns caras formados. Isso durou um bom tempo. Conversavámos muito – uma das pessoas mais inteligentes que encontrei nessa minha pouca vida. Depois nos afastamos – eu ganhei, palavras dele, um apelido meramente estético, rainha do gelo ahaaha! 

Estética da arte do gelo

O legal é notar que nossos interesses, acadêmicos, seguiram secretamente paralelos. Ele, com a ética ambiental, a land ethic, e eu com a ética e estética da sustentabilidade. Ele, na filosofia; eu, no design e na engenharia (meu deus, onde foi que eu errei?).

O Fábio me ensinou muitas coisas:

  • cinema, música, literatura, arte, quadrinhos, filosofia…
  • a perceber a vida, a amar as pessoas…
  • palavras difíceis e lindas, como insopitável e auspicioso…
  • e até xingamentos em bom tom: biltre, pusilânime, torpe… ehehe

    Aldo Leopold, considerado o pai da “ética da terra”, Land Ethic

E agora, está me ensinando ética… Segue aí um pouquinho das publicações desse velho amigo:

A vida é boa, e sendo boa, é bonita. Obrigada, Fábio.

Sr. Fábio Possamai, mui digno e seriíssimo, como todo gênio e louco, com um traje de fazer inveja aos Parangolés de Oiticica e aos mantos dos Tupinambás. – Tem gente deixa cada foto no Facebook… eu hein! ehehehe (Isso eu chamo de declarar amor aos amigos! – O dia que vc. ver isso e quiser que eu tire, só me avisar e eu já peço desculpas antecipadas!)😛

Leave a Reply

