Skip to content

Da sustentabilidade ambiental e econômica à social e cultural (material e imaterial)

21 de August de 2011

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=2796

Ausência justificada porque a Engenharia resolveu dar as cartas nessa semana. Muita pressão… Deixei de dar a volta na Lagoa da Pampulha e perdi a orquestra hoje cedo pra ficar aqui no pc trabalhando num lindo domingo…

Estou relendo o Manzini e o Vezzoli. E recomendo para quem se interessa em desenvolver produtos e sistemas voltados para a sustentabilidade. São os livros fundamentais do assunto.

The bible.

Livro: O desenvolvimento de produtos sustentáveis – requisitos ambientais dos produtos industriais

Autores: Ezio Manzini e Carlo Vezzoli

Editora: EdUSP

Sinopse: A conscientização acerca dos problemas ambientais tem como decorrência a reorientação de novos comportamentos sociais e a procura por produtos e serviços que minimizem o impacto gerado ao ambiente. A proposta deste livro, desenvolvido a partir das pesquisas e experiência docente dos autores no Politécnico di Milano, é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura projetual capaz de enfrentar a transição para a sustentabilidade e de promover o aparecimento de uma nova geração de produtos e serviços sustentáveis. Pretende-se assim fornecer um quadro geral da disciplina do desenvolvimento de produtos sustentáveis e também um instrumento de suporte à prática projetual.

Fratello.

Livro:  Design de sistemas para a sustentabilidade

Autor: Carlo Vezzoli

Editora: EdUFBA

Sinopse: Apresenta e descreve a teoria e a prática do Design de Sistemas para a Sustentabilidade (DSS), em projetos que articulam sistemas de produtos e serviços, capazes de satisfazer necessidades e desejos específicos de consumidores, engajando seus diversos atores em inovadoras interações na busca de ecoeficiência, equidade e coesão social.

Centro de formação em negócios sociais e aceleradora de negócios sociais.

Lembrei agora de um estudante de engenharia me abordou ao final da palestra para falar sobre a Artemisia – e eu não peguei o contato do cara, só passei o meu! – que estou vendo, é bem interessante, especializada em negócios sociais, com missão de reduzir a pobreza. Tem muito a ver com as ideias do Vezzoli sobre equidade e coesão social… Aguardo o contato pra trocar ideias. Os projetos de design para a sustentabilidade ainda são incipientes quanto à sustentabilidade social e cultural (tanto material quanto imaterial); parece-me que esta organização – Artemisia – pode contribuir para o design de sistemas.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: