Skip to content

Abacaxi e algodão orgânico na Zara

22 de August de 2011

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=2832

A top vilã-mor da indústria da moda, ícone do fast fashion e do subemprego similar ao dos tempos da primeira revolução industrial (Inglaterra), às vezes erra: e produz algo ecológico que pelo menos respeita os trabalhadores das plantações. 

Eu usando hoje uma blusa da Zara, feita de flamê de algodão orgânico, produzida na Espanha, comprada na Zara do BH Shopping em junho. A cor rosé já está há tempos na moda e deve permanecer, assim como a textura da malha flamê, que ameaçou sair de moda, mas continua firme. A estampa remete a um simbólico abacaxi com uma mulher dentro; o tingimento não parece ser nem é informado que seja natural. Chamo atenção para a manga sem costura; são basicamente três peças costuradas: frente, costas e viés do decote, ou seja, menor tempo de produção. Uma das blusas mais sustentáveis que tenho, dentre tantas roupas ecológicas que uso. Tem excelente caimento e toque agradável.

O algodão normal, isto é, não orgânico, uma das fibras têxteis mais usadas no mundo (somos quase sete Bilhões de habitantes), é a cultura que mais polui e mata agricultores no mundo. Ocupa uma área de 3% do globo, consome 25% (uns falam em 23%) de todas as inseticidas consumidas no mundo e cerca de 10% de todas as pesticidas. Em torno de 160 gramas de agrotóxicos são usados para confeccionar uma camiseta que possui 250 gramas de algodão. Mais absurdo é que trabalham 40 milhões de pessoas nessas plantações, em péssimas condições, de extrema pobreza e insalubridade – sendo que todo ano morrem em torno de 20 mil de pessoas por causa dessas plantações de algodão. Além disso, a maioria das plantações de algodão normal concentram-se em 22 países em desenvolvimento, como – tcharans! – Brasil e Índia.
 

De todo jeito, ostentamos um abacaxi. Melhor que ele seja orgânico: bom para a natureza, bom para o homem.

 
Já o algodão orgânico não utiliza veneno nas plantações, logo, não envenena os trabalhadores e não polui a natureza.
 

Tag da minha blusa de algodão orgânico da Zara.

No meu primeiro blog de moda ética, o Ethical Fashion, é possível encontrar 12 posts sobre algodão orgânico, com todas as fontes desses dados.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: