Skip to content

Os invólucros das múmias + linho + Santo Sudário

23 de August de 2011

O linho é uma das fibras têxteis mais antigas da história. Surgiu há aproximadamente 10.000 a.C. nas regiões lacustres da Mesopotâmia e Egito.

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=2840

Uma das coisas que mais me instiga é pesquisar as condições físico-químicas no processo de mumificação (distintos processos, pois eram sociedades em diversas localidades), que garantiu que os tecidos durassem milênios… Estou na Química, mas tenho que ver esse assunto na área de Conservação de Bens Culturais e na Antropologia… Pode ser uma boa contribuição para a Moda e Engenharia de Materiais.

Antigamente, o corpo e as roupas “duravam” milênios. Já hoje… melhor nem dizer.

Natrão, areia, argila, ocre, mirra, canela, henna… A gente tem que redescobrir esses materiais e suas respectivas propriedades para fazer têxteis que durem para as próximas gerações (e não somente um ano, pouindo e esgarçando ao serem lavados na máquina constantemente). Pensamento de sustentabilidade

Santo Sudário. Por um lado, o linho é resistente (teste com carbono-14 atestam que o Sto. Sudário data de +/- 1300 d.C.). Por outro lado, a sociedade – quando se empenha – preserva o que quiser.

A vanilina, um produto da linhina, era muito comum nos tecidos da Idade Média… E o linho, como o cânhamo, constitui das fibras têxteis mais ecológicas e resistentes do mundo.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: