Skip to content

Couro de peixe

2 de September de 2011

Ícone do pop metamorfoseada com cauda de peixe.

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=2898

Pescada amarela, badejo, tilápia, dourado, salmão… A cada estação é ofertado um novo couro de peixe, chamado de ecológico (tem menos metal ou é “metal free”; menor impacto ambiental que a criação de bovinos, etc). O couro de peixe entrou tímido no mercado brasileiro em meados de 2006, mas sua demanda só vem aumentando. Complexo de sereia? Quiçá… O objetivo é ser ecológico e sentir-se, ou melhor, “saber-se” bonito.

Sirena bag, de Giorgio Armani. A pele da tilápia vem da Tailândia. A bolsa é linda, prática, contemporânea, neutra, mas delicada e “mala” pra limpar.

Bem, cada couro de peixe tem seus prós e contras e é bom se informar direito com o fornecedor. A Nova Kaeru é um dos principais fornecedores (com credibilidade) e produz para o Instituto E, ligado a Osklen indiretamente.

O que posso dizer por experiência: o couro de peixe ainda é meio “esfarelento”; apesar de ser tão ou mais resistente que o couro bovino, ele esgarça com mais facilidade (devido a maior área de contato semi-aberta referente às escamas); os vãos das escamas o tornam difícil de limpar (ou seja, vai ficando sujeira acumulada nos vãos), até porque é uma pele mais delicada. Então, até que ponto é interessante? Em uma época de transição para a sustentabilidade, é difícil qualificar as opções como certo ou errado. A estratégia do oceano azul não é uma definição sólida. São tempos líquidos, como reza o polêmico Zygmunt Bauman

Download aqui Sumarização da Estratégia do Oceano Azul

E fechamos a sexta-feira com o bom e velho rock (que nesse blog não toca Lady Gaga nem com ela metavestida de couro de peixe, rs! – nada contra, aliás mera questão de estética, rs!).

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: