Skip to content

Consultoria de moda no Kung Fu

13 de September de 2011

Uniforme de Kung Fu: 80% seda com 20% de poliéster.

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=3004

Ao final do Kung Fu de hoje, o meu sifu (= prof.) e meus colegas queriam saber de materiais adequados para fazer uniformes para os treinos. Fiquei feliz por pedirem minha opinião – porque, na vida real, sempre tenho um certo receio de falar que gosto de moda (moda parece interesse de gente fútil, o que pode ser um preconceito meu).

Bom, minha colega não queria camiseta de malha de algodão comum – percebi que era porque conferia um aspecto popular, comum. Ela pensou em malha com PET. E eu só disse: não, não!

Faixas de cetim do Kung Fu. O meu sifu é faixa preta. Tenho um prof. na Engenharia, o Juan, que é faixa preta, mas em karatê. Daqui 15 anos serei eu, rsrs…

A malha de PET é um engodo ecológico que estão (os fornecedores e a sociedade que viu uma forma de ser conivente com a constante ingestão de refrigerante e produção de PET em geral, dado que algum setor vai reciclar mesmo…) querendo que o mercado de moda engula: ela esquenta (logo, inadequada para treinos ao ar livre) e, comparada a uma malha 100% algodão,  impede em 50% a transpiração por causa do poliéster (polímero) na composição, amarela embaixo do braço, uma porcaria. Calça jeans com PET (tão alardeada no passado pela grife do Carlos Miele) não “pegou” no nosso país por isso: quente.

E daí que o PET é reciclado? Essa malha não é adequada para o nosso clima, para a nossa ecologia – parafraseando Gilberto Freyre sobre moda ecológica; o PET que seja aproveitado em outro setor que não a moda. Sugeri malha de algodão orgânico amaciada com cupuaçu (Amazontex) – só que aí ia ficar caro, ou seja, não seria sustentável do ponto de vista econômico.

Uniforme de Kung Fu: seda pura e cor branca. Esse só pra quem já é profissional e não se suja.

Já meu sifu, queria trocar a calça de sarja por uma de cetim. Cetim!!! Eu arregalei os olhos! Tá doido? Não, não… a não ser que seja um cetim de qualidade (alta gramatura) e fosco – mas cetim vem quase tudo da China (o que até faria sentido no Kung Fu, mas não na moda ética), de baixa gramatura, pouca qualidade, vai desfiar nas costuras e rasgar rápido nos treinos. Já o brim (sarja) estava muito encorpado, o que não favorece um corpo feminino.

Uniforme de Kung Fu: o fabricante afirma ser brocado, mas pela imagem não se pode reconhecer. O ideal é que seja brocado mesmo, porque implica numa trama suplementar, além da trama e do urdume, com finalidade de ornamentar em ricos desenhos, mas também melhora a resistência mecânica do material (a trama suplementar). Brocado é chique e vai ao encontro do gosto da turma: elegância, além de resistência.

E aí eu fui explicar que era uma questão de auto-estima, uma das funções da moda é embelezar quem veste, a calça “armada” de sarja iria “ensacar” as mulheres (por causa de quadril, contornos). Disseram no duro que meu corpo estava ótimo, que podia usar a calça-saco na boa. Notável o meu constrangimento, brincaram comigo quanto que era a consultoria de moda – e eu fui embora, sem dizer que de fato fiz curso de Consultoria de Moda (na UFMG, com a Lúcia Santiago, que inclusive encontrei ontem). Outro dia continuamos o assunto…

Bom, bicho-do-mato por natureza, mas ainda em clima de Kung Fu (além da auto-confiança, to trabalhando a posição do gato…), ficamos com Animals, um dos álbuns mais fantásticos do Pink Floyd.

2 Comments leave one →
  1. vanio permalink
    14 de September de 2011 1:45 AM

    esse papo poder render hein? gostei d+.
    ainda mais p falar de coisas sustntaveis e kung fu tem tudo a ver comigo.

    saudacoes

Trackbacks

  1. Dica do Bruno: uniforme de algodão ao invés de poliéster « luciana duarte . moda ética

Leave a Reply

