Skip to content

Três artigos aprovados: moda + joias + design / engenharia de produção

15 de September de 2011

Energia eólica para a moda: é possível.

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=3022

Esse post  vai para o meu orientador (o que comprou uma camiseta feita na Índia com energia eólica) que vigia cada passo meu, ooops, quero dizer, assina o blog.

– Aliás, Vossa Senhoria podia levar a tal da camiseta na reunião de sexta, para eu fotografar e mostrar por aqui – que energia eólica podia inspirar o processo produtivo na moda brasileira…😉

Pois eu contava da produção acadêmica por esses dias:

Sacolas plásticas viraram um saco – mas também viraram ecobags, caixas de papelão, carrinho de feira, furoshiki, etc.

1) Artigo: Sacolas Plásticas, Ecobags e Furoshiki: uma discussão sobre adequação de produtos e tecnologias

  • autores: equipe do LIDEP (Eng. Produção UFMG): Aline Capanema, Luana Lott, Elbert Nigri, falando de Análise do Ciclo de Vida; eu, falando de ecobags, furoshiki e sustentabilidade; Vossa Excelentíssima mandando, digo, revisando (hehehe)
  • VII Simpósio Acadêmico de Engenharia de Produção
  • Universidade Federal de Viçosa (MG)
  • situação: redigido, aprovado e apresentado

Um dos gráficos que constam na minha monografia e neste artigo, correlacionando conceitos de moda ecológica, moda sustentável e moda ética com design verde, ecodesign e design para sustentabilidade, respectivamente. 

2) Artigo: Contexto histórico da moda ética e estratégias da ética da sustentabilidade para o desenvolvimento de produtos de moda
  • autores: eu + meu orientador high e fast fashion (só usa Lacoste, Polo, Diesel, Michael Kors, Dolce & Gabbana, Osklen, etc.) + meu orientador low e slow fashion (roupas de brechó em geral, roupas com modelagem de 20 anos atrás e, agora, uma camiseta sustentável, rsrsrs)
  • 1º Simpósio de Pesquisa e Extensão em Design
  • Universidade Federal do Espírito Santo
  • situação: redigido, bem aprovado e por apresentar no final de setembro (com a mãe junto, andando de trem de BH a Vitória-ES)

Anéis de ouro de Antonio Bernardo, participantes do iF Design há uns anos atrás.

3) Artigo: Modelos produzidos por injeção e a precisão na produção de joias
  • autores: eu + o meu prof. faixa preta em karatê (não fique com ciúme: foi um artigo para a disciplina dele)
  • XV Colóquio de Usinagem
  • Universidade Federal de Uberlândia (MG) + Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Juiz de Fora-MG)
  • situação: redigido, aprovado, estou corrigindo e apresento no final de novembro (véspera do meu aniversário…)
2 Comments leave one →
  1. Eduardo permalink
    15 de September de 2011 10:26 AM

    Como assim “roupas de brechó em geral, roupas com modelagem de 20 anos atrás”?????

    • 15 de September de 2011 11:33 AM

      Você que disse que a maior parte de suas roupas eram de brechó… Citação ipsis litteris… Já a observação sobre modelagem é uma interpretação minha sobre o fato das roupas serem de brechó…🙂

Leave a Reply

