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Chega de rosa nas meninas!

6 de January de 2012

Princesas da Disney. Elas tem o mérito de popularizarem os contos de fada, tão importantes enquanto representações de acontecimentos psíquicos (falo do ponto de vista jungueano, da psicologia analítica). Por outro lado, estão fortemente relacionadas a cor rosa, que direciona a percepção das meninas

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=3362

Há anos, a moda infantil, destinada para meninas, vale-se do rosa como cor definidora do gênero. Por outro lado, a cor também é desejada pelas meninas, que experimentam a vida (roupas, lancheira, calçados, acessórios, etc.) por meio da estética “Princesas” (na minha época, era a “Barbie” o símbolo-mor de “la vie en rose”). E, nessa mão dupla, o rosa prepondera, um tanto alienante.

Alientante, sim. As crianças precisam viver com todas as cores em seus objetos do cotidiano, pois cada cor tem uma gama de significados. Abaixo, alguns exemplos do que se encontra na internet.

Se formos ver que as cores ajudam a configurar uma estética (ex. a cor verde explicita a ética da sustentabilidade), a qual, por sua vez está traduzindo um comportamento, o correto seria questionar não a moralidade da cor, mas do comportamento.

Olha só a cor rosa das Princesas no vídeo abaixo:

No final das contas, sabemos que a vida não é tão cor-de-rosa assim e é bom que nossas meninas experimentem toda a paleta, sim, mas antes disso, que elas experimentem novos modos de compreender o mundo que vivenciam por meio dos objetos.

Abaixo, um filme brilhante da mesma Disney das Princesas, que contém várias representações de acontecimentos psíquicos, uma boa dose de semiótica e arte – sem deixar de ter uma “princesa”, sem deixar de ser um desenho animado. “E ainda tem mais” (parafraseando o Polishop), você – profissional ou estudante de moda – ainda pode ver um maravilhoso vestido (que não é rosa!) se transformando com o contexto! Brilhante!

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