Skip to content

Piada pronta internacional sobre sustentabilidade

9 de January de 2012

Sustentabilidade: em breve, no Museu da Heineken em Amsterdam, Holanda. By Ravi.

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=3406

O Ravi, além de amigo e ex-namorado (foram 4,5 anos, diga-se de passagem), é – diríamos – meu “infiltrante” na Europa para investigar sustentabilidade, rs. Ele fotografou essa pérola pra mim nesta semana, lá em Amsterdam, no Heineken Experience.

Esses dias atrás fez um DDI da Itália, onde cursa Ecodesign no Politécnico de Turim, e botamos o papo em dia sobre tudo e todos. Mas sobre sustentabilidade e design, o que de fato nos interessa, o prognóstico é, infelizmente, negativo. No curso que tem feito, tem visto bem pouco de ecodesign mesmo (quem sabe futuramente as coisas mudem). O mercado de trabalho para ecodesign de produto, tanto lá, quanto em BH (onde moro e boa parte dos amigos) e em SP (esses dias atrás, numa excelente balada troquei uma boa ideia com uma amiga nossa que está trabalhando com uma designer premiada e famosa do ramo) é isso: sem muita perspectiva de crescimento. =(

 Já sustentabilidade + comunicação social + marketing, os caras erguem até um totem (materializando a informação) para dizer que ela já está chegando pra ocupar um espaço vazio.

E depois o José Simão (Macaco Simão, colunista da Folha de SP, Band News, UOL Notícias, etc.) diz que o Brasil é o país da piada pronta! Quando se trata de sustentabilidade, a piada pode estar pronta em qualquer lugar do mundo! Não sei se mais alguém “pegou a piada” dessa imagem, mas eu ri demais! 

Em todo caso, explicação da piada: a sustentabilidade é tratada do ponto de vista comunicacional e não intrinsecamente ao produto/sistema. Os caras tratam o assunto esteticamente, quando, na verdade, há todo um sistema (desenvolvimento, produção, distribuição, retorno ao ciclo de vida) que relaciona sustentabilidade com diversos critérios. Não tem como a sustentabilidade vir “em breve”, como no anúncio de um filme. É um enfoque que, quando intrínseco à ética (ou à filosofia, missão) da empresa, faz a mesma “suar bicas” para implantar (engenharia ambiental, certificações, respeito à legislação, aos direitos trabalhistas, etc.). Mas, claro, pode ser que a Heineken já tenha passado por todas essas dores de parto e esteja tomando o assunto com leveza: “guenta aí, que a sustentabilidade já aconteceu na empresa e logo logo chega aqui no museu”. Em todo caso, continua comédia.

Aliás, eu tenho um certo amigo – que está fazendo o doutorado de filosofia numa universidade no Texas (EUA) – que certa vez me disse algo mais ou menos nesses termos:

para não achar graça nessas “tiradas”  (essas piadas prontas) da sociedade, porque essa é uma das intenções do sistema: ao rir, você gosta (sente prazer com a situação estapafúrdia) e não a questiona. Em outras palavras: não se deixar levar pela graça do ladrão e manter a postura de cão-de-guarda, rs. No nosso caso, ficar alerta quanto a ideologia da sustentabilidade quando apenas comunicada e não explicitada/demonstrada em processos, produtos, compromissos com os stakeholders.😉

José Simão é dos meus preferidos. Eu leio a coluna dele desde os 11 anos (já são 14 anos dando risada das picaretagens made in Brasil).

Sobre ecologia, casamento e Brasil, a pérola: 

“Não existe nada mais ecológico que um homem casado: 25% vai pro leão, 25% para as piranhas na rua e 50% prá jararaca em casa.” (José Simão)

– É nesse nível… Só história mal contada, chacoteando a moralidade das coisas.

One Comment leave one →
  1. 10 de January de 2012 11:09 AM

    O descompasso entre o que é feito e o que é mostrado é gritante, como você bem escreveu… Mas acredito que as perspectivas de crescimento, aplicação… são favoráveis. A confusão desse momento de transição é que faz a gente não ter muita ideia da direção e desempenho dos rumos. Veremos as cenas dos próximos capítulos…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: