Skip to content

Cursos de Moda – Senai Modatec – BH

12 de January de 2012

Clique na imagem para visualizar melhor

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=3446

CONTEÚDO DOS CURSOS:

Enfestador e Cortador de Roupas

Programar riscos marcadores por processo manual, enfestar tecidos e não tecidos (sintéticos e não sintéticos), cortar tecidos e não tecidos, operar máquinas e equipamentos de corte, preparar lotes e pacotes de peças cortadas, contribuir com a qualidade do produto e processo, trabalhar com segurança e comunicar-se.           

Corte e Chanfração de Calçados e Bolsas

Identificar os materiais utilizados no setor de calçados e bolsas; Confeccionar a faca de corte de sapateiro; Conhecer os tipos de balancinhos, cepos e navalhas; Cortar peças de calçados e bolsas no sistema manual e mecânico; Calculo do consumo e perda no setor de corte; Equipamentos de segurança no setor de corte.

Conhecer a máquina de chanfrar com suas respectivas definições, regulagem do tipo de chanfro, afiar a navalha de corte e executar chanfração com qualidade e segurança.

Consultoria de Imagem

Serão propostas situações ativas de aprendizagem, que possibilite ao participante analisar estilos e guarda roupa, para clientes simulados. Os alunos também farão pesquisas em sites especializados e revistas, para criação de um book de apresentação que atenda as necessidades do seu cliente. A importância da imagem pessoal. Imagem pessoal. Estilo pessoal. O cliente e suas emoções. O papel do consultor de imagem.

Como montar mala de viagem: um dos tópicos de um curso de consultoria em estilo, imagem e moda.

Costura Industrial

Identificação e nomenclatura das principais partes das máquinas; Controle e operação das máquinas de costura industrial: Reta, Overloque, Interloque e Galoneira; Regulagem de tensão de fios; Exercícios de coordenação motora e montagens de partes específicas; Montagem de peças básicas do vestuário masculino e feminino no tamanho infantil, em tecidos planos e em malhas.

Mecânico de Manutenção em Máquinas de Costura

Manutenção em componentes, equipamentos e máquinas industriais; Avaliação das condições de funcionamento e desempenho de componentes de máquinas industriais; Planejamento de atividades de manutenção ; Lubrificação de máquinas industriais, componentes e ferramentas; Documentação de informações técnicas; Realização de ações de qualidade e de preservação ambiental.

Modelagem de Bolsas

Tipos de ferramentas, máquinas, equipamentos e consumo de matérias-primas; Modelagem básica: (Modelos: porta-níquel, carteira, pochette, mochila, pasta e bolsas: esportiva, a tiracolo, festa e dois modelos casuais); Demonstração da confecção dos protótipos das bolsas.

Modelagem de Calçados

Tipos de ferramentas, máquinas, equipamentos e consumo de matérias-primas; A forma e suas características; Modelagem básica (Modelos: Inglês, Napolitano, Scarpin, Chanel, Tênis, Oxford e Sandálias: Comum, (Canoinha e Salomé); Demonstração da confecção dos protótipos; Escalação.

 Modelagem Industrial Vestuário Feminino

Como obter as medidas do corpo humano, Tabela das medidas do corpo feminino adulto, Desenvolvimento do molde base de: saia reta, parte superior o corpo feminino adulto, manga, gola e calça;  Graduação da base de: saia reta, parte superior o corpo feminino adulto, manga, gola e calça; Interpretação de modelos de: saia reta, parte superior o corpo feminino adulto, manga, gola e calça; Transposições de pences, Interpretação de modelos de mangas; Interpretação de modelos de golas; Adaptação da tabela de medidas para tecidos planos, para tecidos elásticos; Interpretação de modelos de calças.

Modelagem Industrial Vestuário Masculino

Análise e interpretação de modelos segundo as tendências atuais; Desenvolvimento de  Modelagem no tamanho base em tecidos planos e elásticos; Adaptação da modelagem ao tipo de tecido e maquinário utilizado; Sugestões e necessidades individuais; Ampliações e reduções; Controle de qualidade.

Operador de Modelagem Via Cad/Cam – AUDACES

Softwares: Audaces Moldes, Audaces Encaixe e Digiflash; Aplicativos e funções utilizadas no processo de modelagem; Alterações e criações de moldes a partir de uma base existente; Desenvolvimento de recortes, revés, forros, entretelas e gabaritos; Digitalizações de moldes bases e com regras de graduações; Construção de modelagem diretamente na tela do computador; Transposições de pences; Conferências de medidas; Aplicações de costuras; Codificações; Tabelas de tamanhos; Ampliações e reduções regulares e irregulares; Adequações dos moldes aos encolhimentos dos tecidos; Estudo e desenvolvimento dos tipos de encaixes.

Pré-requisitos: Conhecimentos básicos de modelagem manual.

Noções de informática (sistema operacional Windows).

Audaces

Pespontador de Calçados e Bolsas

Controle e operação das máquinas de: aplicar vivos e viés, Zig-zag, chanfradeira, overloque e coluna (duplo, triplo e transporte simples); Exercícios de coordenação motora e montagens de partes específicas; Preparação, virado e refilado; Pespontos em calçados e bolsas.

Planejamento e Controle de Produção – PCP

Importância, conceito e finalidade do PCP; Inter-relação entre PCP e diversos setores da empresa; Previsão de vendas; Funções do PCP; Controle de estoques; Planejamento e programação de produção; Cálculo de recursos (planejamento de materiais, pessoal e equipamento); Acompanhamento e controle da Produção.

Planejamento e Desenvolvimento de Coleção

Considerações Introdutórias; Definições gerais: coleção – moda – estilo-tendência; Público-alvo: características, segmentações, definições, pesquisas; Identidade de marca: abstrata e física; Calendários de lançamentos; Construção de Painéis; Mix de Produto; Mix de Moda; Elaboração: quantitativa e qualitativa da coleção (Estimativa de faturamento).

Produção de Moda

Aulas expositivas ilustradas: O que é um produtor de moda, áreas de atuação, diferença entre mercado editorial e publicitário, figurinos de televisão, editorial, pauta de editorial, cronograma, check list, romaneio, staff, casting, creditando o editorial, desfile, look book; Aulas práticas; Produção de 03 editoriais; Produção de pocket desfile.

Rhinoceros 4.0 – Modelagem 3D aplicada ao design de jóias

Introdução à Interface do Software – Navegação – Abrir – Salvar -Importar arquivos. Modelagem: Construção por linhas – Edição de curvas por pontos de controle. Edição de Superfícies – Transformação de objetos e geometria – Espelhamento e Varredura. Junção de superfícies – Análise de sólidos – Conformação de Geometria – Operações Boolean. Operações 3D – Configuração e Edição de Layers – Objetos Snap e Teclas de atalho. Construção de Objetos por Curvas Livres(free form) – Posicionamento Simétrico. Inserção e Desenho de Objetos por Coordenadas Relativas e Absolutas. Desafio 3D – Maratona de Desenvolvimento (Pesquisa – Conceituação – Geração de Alternativas e Modelagam 3D). Ferramentas de Otimização(mirror – array). Dimensionamento e Escalonagem de Objetos.

Rhino

Tecnologia dos Tecidos

Determinar métodos e procedimentos de análises para identificação de tecidos; Extrair todas as informações que um tecido possui para melhor rentabilidade; Classificar e organizar tecidos, estudar as armações fundamentais de um tecido e determinar as suas diferenças; Identificar e saber interpretar os principais problemas de um tecido, estabelecer controles para recebimentos dos diversos lotes de tecidos; Conhecer os tecidos pelas suas denominações, indicar informações que estabeleça uma boa relação técnica e comercial com a clientela; Corantes e pigmentos profissionais que são usados nos tecidos e suas vantagens e desvantagens técnicas e comerciais, beneficiamento que determinam a qualidade final do tecido.

Desenho de Jóias – Módulo I

Desenvolvimento da coordenação motora; Representação das chapas de ouro branco e ouro amarelo; Representação de chapas côncavas e convexas; Representação de gemas em suas cores; Representação de lapidações de gemas cabochão; Representação de luz e sombra; Representação de perspectivas; Representação projetos em escala 1.1 mm; Representação acabamentos das jóias; Desenvolvimento de desenhos de jóias derivadas para desenvolvimento de coleções.

Desenho de Jóias – Módulo II

Noções de representação de volumes; Estudo de sombra e luz; Acabamentos e texturas em jóias; Representação de formas geométricas simples adaptadas às formas de jóias; Desenho em escala real 1.1; Representação de gemas lapidadas; Representar cravações: pavê; Representar cravações carrê; Representar cravação com galerias; Representar correntes; Representar pérolas; Representar braceletes; Estudo de perspectiva isométrica; Estudo de perspectiva em 45º ; Representação vista topo; Representação anel 3 Vistas

Percepções Criativas

Trabalhar com croquis; Gerar Alternativas (GA); Gerar Idéias (GI); Criação de Mok ups. (Maquetes em papelão ou materiais alternativos – 3D); Desenvolvimento do olhar para extrair do seu cotidiano, inspirações, transportando-as para projetos de coleções; Criar projetos conceituais com foco em insight.

Para vir à luz, uma ideia necessita um background de conhecimentos, como de cursos.

 

Centro de Desenvolvimento Tecnológico para Vestuário – Modatec – Belo Horizonte

SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

Tel. (31) 3484-9902 I Fax (31) 3482-5612

modatec@fiemg.com.br www.fiemg.com.br

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: