Skip to content

Calçados: onde pesquisar

19 de January de 2012

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=3511

Sempre observo o esforço que uma revista como Elle faz para atender às pesquisas que buscam calçados. No último caso, uma seleção dos sapatos apresentados no Fashion Rio – que é algo com muitas “sincronicidades de inspiração” com os calçados dos desfiles europeus…

São tantos os nomes dos calçados e de suas partes componentes que, mesmo estilistas do ramo às vezes se confundem. Cabedal e gávea são nomes que só os designers de calçados sabem – não consta nem em dicionário.

Abaixo segue uma imagem que circulou bem na internet nos últimos meses, com a nomenclatura gringa dos calçados.

Sociedade dos Apreciadores de Calçados

Eu recomendo uma visita, sem pressa, ao Bata Shoe Museum, que é o principal museu (virtual e real) com diversos calçados e suas respectivas histórias. Aliás nº 1, o museu fica no Canadá – onde a Luisa estava né, ela acabou de voltar, rs (só as ratazanas de internet pegaram a piada, hehe).

Interior do Bata Shoe Museum

Falando sério, considero esse museu uma das principais fontes de conhecimento sobre calçados. E eles estão sempre aprimorando o site; atualmente, disponibilizam pesquisas científicas.

Aliás nº 2, estou me lembrando aqui, meu pai trabalhou, como modelista, durante uns 20 anos na Bata, que é uma das maiores empresas de calçados do mundo. Aliás nº 3, sobre moda ética, meu pai me ensinou muito sobre Moda, somente moda. C’est la vie… 

No comments yet

Leave a Reply

