Skip to content

Engenharia Depressão

1 de February de 2012

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=3611

Estava navegando em uma página no Facebook, Engenharia Depressão, e me deparo com essa surpresa:

Média de 50 curtir, 50 compartilhamentos e 60 comentários em um dia.

EU conheço essa moça aí!!! (Designer de Produto, mestranda na Engenharia de Produção, ou seja, meus amigos realmente me VEEM assim, e até porque eu dou aula no Design de Moda da UFMG).

Aproveite para saber mais sobre Engenharia Têxtil no post que contém a foto dessa pessoa mui simpática: Fragmentos de uma entrevista com um engenheiro têxtil.

E para não ficar só nessas bobagens de Facebook, vamos aproveitar para fazer uma observação e jogar um pouquinho mais de informação por aqui.

Essa montagem foi postada ontem, por volta das 16h da tarde. Nesse mesmo horário, eu estava aprendendo XML na Escola de Verão de Computação da UFMG. Ao meu lado, havia uma moça chamada Olga que programava em russo (todo mundo faz isso né…) e vários aspirantes a engenheiros de computação – o que não me impediu de fazer a primeira pergunta sobre taggear. Um fato que eu queria entender é porque as imagens desse blog aparecem logo nos primeiros resultados – e aí fui entender todo o processo de taggear imagem, e aí constatei que to fazendo isso direitinho (mereço uma estrela na testa), to fazendo esse FAVOR pro Google direitinho…

Eu fui fazer o curso porque disponibilizo um grande volume de informação (com os posts) e recebo um grande volume de dados (quais palavras as pessoas chegam ao blog), mas não sei direito o que fazer com tantos dados. E foi legal saber que a pergunta que o pessoal que trabalha com banco de dados faz é justamente a mesma que me desassosega (parafraseando Guimarães Rosa):

Com tantos dados, quais informações podemos descobrir?

Longe de dar uma resposta, aqui no meu bloquinho da Sociedade Brasileira de Computação, está escrito o seguinte:

A profa. sugeriu que eu lesse os artigos sobre “tag recommendation” no Google mesmo. E é isso que estou fazendo, procurando aprender os idiomas da computação.

O primeiro artigo que estou lendo, Automatic Tag Recommendation Algorithms for Social Recommender Systems, diz que:

“Tag recommendation refers to the automated process of suggesting useful and informative tags to an emerging object based on historical information”.

Para ilustrar o quanto já sei, diria que “the book is on the table”!😉

2 Comments leave one →
  1. babapest permalink
    1 de February de 2012 11:48 AM

    Virou engenheira e agora tá aprendendo computação!
    E ainda por cima virou um meme de engenharia da depressão!
    É muito orgulho!!

    Ralph

Leave a Reply

