Skip to content

Oportunidades de negócios de moda para a sustentabilidade, por meio da logística reversa

28 de February de 2012

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=3856

“Calma lá”, antes de abrir mais uma confecção!!!

Elementos básicos de uma confecção de moda, uma das primeiras ideias de negócio de quem gosta de moda: produzir mais roupa, produzir mais lixo. A roupa (e o lixo, o que às vezes é sinônimo) é uma oportunidade de negócio rentável – e ainda pouco consolidada no país: serviços para os bens de pós-consumo e de pós-venda da indústria da moda.

O mercado de “lixo” está mudando no Brasil.

Com a nova (desde 2010, mas a mídia só começou a falar com força no fim de 2011 e início de 2012) legislação do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, as indústrias tendem a se adequar com novas responsabilidades, como prover um descarte – com o mínimo de impacto ambiental – de seus resíduos.

Sabendo-se que a indústria da moda produz lixo (e roupa que é sinônimo de lixo) em grandes volumes, selecionei algumas possibilidades de serviços (terceirizados, especialmente) que tendem a crescer no país, a fim de solucionar o problema do descarte do lixo das empresas.

Há muito resíduo têxtil sendo descartado, principalmente em aterros e para incineração.

Os serviços, descritos abaixo na íntegra, constam no livro “Logística Reversa” (Leite, 2009, p. 36) e espero que o leitor faça suas sinapses para associá-los aos setores de têxtil e moda (confecções, acessórios, etc.).

A dica é: para quem está planejando abrir um negócio de moda, descarte um pouco a ideia básica de indústria produtora de bens de consumo e pense em serviços especializados para os bens retornarem a essas empresas e/ou de outros segmentos.

  • Serviços especializados em logística reversa na fase de coleta de produtos de pós-venda e pós-consumo. Essa atividade é reconhecida como uma das mais árduas tarefas na logística reversa, por lidar com produtos em geral heterogêneos, com baixa transportabilidade, algumas vezes sem embalagem, normalmente com localização de origem muito dispersa, em outros aspectos, que exigem agregar volumes para atingir economia de escala geralmente possível com a especialização e o compartilhamento dos serviços.
  • Serviços especializados de desmontagem de produtos de alto valor agregado.
  • Serviços de transporte e consolidação de produtos retornados.
  • Serviços de otimização na recaptura de valor dos produtos ou materiais retornados. Essa atividade envolve não só a logística propriamente dita, mas uma especialização nos mercados de destino dos produtos.
  • Serviços especializados em sistemas de informações e rastreamento dos produtos retornados, pois empresas isoladas raramente desenvolverão sistemas próprios.
  • Serviços especializados em áreas para armazenagem, consolidação, reembalagem, seleção de destino, consertos e reparos em produtos retornados são uma tendência no mercado de prestadores de serviços logísticos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: