Skip to content

Gisele Bündchen + Xingu + 40º Dia Mundial do Meio Ambiente + Dia Mundial do Índio

19 de April de 2012
Gisele no Xingu.

Gisele no Xingu.

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=4266

No sábado passado, o namorado me levou para ver o filme Xingu. Talvez pela pouca expectativa quanto a um filme nacional (falou aí o pseudo-intelectual que só gosta de cinema iraniano e do leste europeu), saí relativamente bem satisfeita da sala – o que é um laudo positivo também em função da boa companhia (compensou os pontos a menos da interpretação globeleza do Caio Blat).

Abaixo o trailer do filme:

Bem, naturalmente que o assunto não é “pipoca com o namorado” – mas, tão ameno quanto, é falar da Gisele Bündchen em prol do meio ambiente. Condenar o marketing pessoal? Não posso, se não eu também estaria na fila do fuzilamento. Ela é convincente quanto ao seu apoio efetivo (não só estético) das causas ambientais. E é fundamental a mídia espontânea gerada em torno do assunto – a problemática do Xingu, bem como do Meio Ambiente – que ela consegue gerar. Quem nos dera mais outras modelos/celebridades/pessoas públicas queridas do povo se empenhassem (mais ética que esteticamente) pela sustentabilidade ambiental e social (apesar da contradição delas mesmas incentivarem o consumo de produtos sazonais, e o respectivo impacto ambiental da moda, com suas imagens)!

A seguir vídeos e imagens de Gisele, Embaixadora da Boa Vontade para o Meio Ambiente, como recém-lançado vídeo para o 40º Dia Mundial do Meio Ambiente.

Papo sério.

De um lado, uma modelo que usa sua imagem para incentivar a venda de produtos sazonais. No mesmo lado, uma modelo que usa sua imagem para defender causas ambientais – sem contudo, contestar os padrões de consumo (e, consequentemente, de impacto ambiental) que a mesma fomenta. Paradoxo? Do outro lado, um índio que tem sua imagem usada para promover a venda de chinelos brasileiros da modelo. Ele, que não está inserido nessa cultura de consumo, nem desconfia: só sabe que o Xingu está sendo desmatado e já não é o mesmo.

Gisele Bündchen e um índio do Xingu.

Gisele Bündchen e um índio do Xingu. 19 de abril, Dia Mundial do Índio.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: