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Dica da Ana Luiza: A ética do novo padrão de medidas nas etiquetas

3 de May de 2012
A utopia da Ergonomia: o ser humano padronizado para se adequar ao tamanho padronizado dos objetos.

Nova etiqueta das roupas. OU a utopia da Ergonomia: o ser humano padronizado para se adequar ao tamanho padronizado dos objetos.

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=4210

Teoricamente, era para estar funcionando a partir de 2012. Mas, do pouco de roupa que comprei, em lojas físicas propriamente, nunca vi a nova etiqueta de padronização de medidas, que substitui os homogeneizadores P, M e G por informações precisas sobre altura, tamanho da cintura, comprimento do braço e até a largura do pescoço.

Em contrapartida, em lojas virtuais, a nova padronização já é vista desde antes tornar-se regulamentada.

Ponto positivo: a nova padronização estimula o conhecimento do próprio corpo. Mas para que serve eu saber com precisão as minhas circunferências, digo, medidas, se não para comprar roupa? Uma nova abordagem de educação física para o consumo?

Ponto positivo: a nova padronização estimula o conhecimento do próprio corpo. Mas para que serve eu saber com precisão as minhas circunferências, digo, medidas, se não para comprar roupa? Uma nova abordagem de educação física para o consumo?

De acordo com reportagem do Jornal Hoje, os tamanhos foram determinados em um acordo entre a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o comércio e a indústria.

O que motivou a mudança é que o “P-M-G” já estava virando “ficção científica” no Brasil, dado que cada empresa tem sua modelagem (e isso é sim um fator competitivo) – o que deixa(va) consumidores e lojistas confusos.

Tipos de corpos a serem padronizados.

Tipos de corpos a serem padronizados. Aleijados e deficientes em geral nunca entram na padronização.

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