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18º Prêmio Francal Top de Estilismo

18 de May de 2012
18º Prêmio Francal Top de Estilismo.

18º Prêmio Francal Top de Estilismo.

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=4462

Regulamento 2012

1- O PRÊMIO

Criado em 1995 pela Francal Feiras com a finalidade de promover e valorizar o estilista brasileiro, incentivar a criatividade nacional e revelar novos talentos para a indústria de calçados e acessórios.

Pode inscrever-se qualquer pessoa física como estudante de moda, cursos técnicos, designer, estilista ou profissional que já atua na área. Brasileiro ou estrangeiro, desde que radicado no Brasil e qualificado como tal.
Prêmio Francal Top de Estilismo é apoiado pelas entidades:

– Abeca – Associação Brasileira dos Estilistas de Calçados e Afins;
– Abiacav – Associação Brasileira das Indústrias de Artefatos de Couro e Acessórios de Viagem;
– Abicalçados – Associação Brasileira das Indústrias de Calçados;
– Abit – Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção;
– Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro Calçados e Artefatos;
– MPA – Moda Pelle Academy.

Não podem participar deste Prêmio funcionários e diretores da Francal Feiras e entidades parceiras, seus respectivos cônjuges e parentes até terceiro grau, nos termos da lei 5768/71 e decreto 70951/72.

2 – PRINCÍPIOS ÉTICOS E CONCEITOS DE CRIAÇÃO

2.1- Princípios Éticos – Desclassificação

Os princípios éticos da criatividade e originalidade devem ser rigorosamente observados para evitar cópias de modelos que já tenham sido desenvolvidos no Brasil ou no Exterior. Esse fato compromete a imagem do participante, a qualidade do concurso e a seriedade das entidades que o promovem. Constatada a reprodução de alguma ideia ou produto, mesmo que posterior à premiação, o candidato ficará sujeito à perda de seu prêmio. Amostras com evidência de cópia serão automaticamente desclassificadas.

2.2 – Conceito de Construção: “Estilo Brasil”

O Prêmio Francal Top de Estilismo quer promover o Estilo Brasil.
Interpretar o conceito de “brasilidade” além dos conhecidos clichês: verde-amarelo, carnaval, praia e futebol. O Prêmio busca uma identidade mais amadurecida no design, na moda e na criação nacionais.

Pensar o design brasileiro com refinamento, com a cara do Brasil, utilizando materiais e ideias pouco explorados e aspectos culturais que só um país com as dimensões do Brasil pode produzir. Pensar o design brasileiro como quem busca um estilo próprio. Estilo Brasil pretende, sobretudo, ser fonte de inspiração.

O “toque de brasilidade” não deve ser interpretado simplesmente como a colocação de elementos ou símbolos brasileiros ou utilização de materiais típicos, mas sim de forma a apresentar um diferencial em relação às coleções criadas em outros países. Pode ser representado por um ornamento artesanal, uma inovação genuinamente brasileira, um solado especial, uma construção tecnologicamente diferente, um design personalizado ou material alternativo. 
Além dos aspectos formais, deve refletir conceitos históricos, iconográficos e étnicos, não de forma literal ou folclórica, mas transformando-os em produtos viáveis para a produção em escala.

Critérios fundamentais a serem observados no processo de criação:

– Possuir o aspecto “Brasilidade”;
– Ser comercialmente viável. 

3 – CATEGORIAS

1- Calçado Feminino 
Construção livre.
Os materiais do cabedal podem ser em couro ou qualquer material alternativo.

2- Calçado Masculino
Construção livre.
Os materiais do cabedal podem ser em couro ou qualquer material alternativo.

3– Bolsa 
Qualquer tipo de bolsa, tamanho e material.

4– Calçado ou Bolsa Material Reciclado
Qualquer tipo de calçado ou bolsa de material reciclado ou com conceito de sustentabilidade.
É obrigatório o preenchimento do campo “Descrição do Material Utilizado e Inspirações” disponível na ficha de inscrição.

4 – ETAPAS DE REALIZAÇÃO

– Inscrição;
– Julgamento;
– Cerimônia de premiação e exposição das amostras vencedoras.

5- INSCRIÇÃO

5.1 O participante deverá preencher a ficha de inscrição disponível no site:

www.francaltopdeestilismo.com.br

5.2 Após inscrição o sistema gerará o número do candidato. Imprimir a ficha, assinar e enviar junto com a amostra.

5.3 No solado da peça ou na parte interna da bolsa, colar etiqueta com o número de inscrição do candidato.  Não colocar nome ou marca na peça.

Envio de amostra e ficha de inscrição impressa via Correios:

Francal Feiras
Att.: Fabiana Alves
Av. Zaki Narchi, 500 – Torre III – 1º andar
São Paulo – SP
02029-000

A data da postagem será conferida e considerada na recepção do material.

A inscrição somente será validada após o recebimento da amostra.

Não será permitido envio de desenhos.

O participante poderá inscrever-se em quantas categorias desejar, mas somente com uma amostra em cada categoria.

Deverá ser enviado apenas um pé da amostra inscrita.

Não serão aceitas peças produzidas com marfim, tartaruga e/ou matérias primas provenientes de espécies ameaçadas de extinção.

As amostras não poderão conter nenhuma identificação de marcas ou vínculos com empresas, sob pena de desclassificação.

 

6 – JULGAMENTO

A comissão julgadora será composta por cinco profissionais especializados em moda que atribuirão pontos de 0 a 5 para cada amostra. Serão premiados os três primeiros classificados em cada categoria. Em caso de empate, as amostras em questão são submetidas à nova pontuação pelos jurados para se processar o desempate.

Elementos utilizados pelos jurados para classificação e avaliação dos modelos de todas as categorias: Cunho Comercial, Conceito Estilo Brasil, Criatividade, Design Diferenciado, Originalidade, Inovação, Sistema de Construção, Material utilizado, Princípios Éticos.

A comissão julgadora poderá desertar à seu critério as categorias com menos de 15 amostras inscritas.

Todas as categorias terão 3 amostras premiadas.

A pontuação das amostras não será divulgada.

Divulgação do resultados
22 de outubro no site do Prêmio.

7 – PREMIAÇÃO

A cerimônia de premiação será realizada no mês de outubro, em São Paulo, em local a ser definido.
A presença dos premiados será obrigatória.

Prêmios:

1º colocado: R$ 2.000,00 (dois mil reais) e troféu
2º colocado: R$ 1.500,00 (hum mil e quinhentos reais) e troféu
3º colocado: R$ 1.000,00 (hum mil reais) e troféu

Bolsa de Estudo Moda Pelle Academy

Os participantes premiados e presentes na cerimônia de premiação concorrerão ao sorteio de 1 (uma) bolsa de estudo no curso de design de calçados na Moda Pelle Academy, Itália – Milão.

O sorteado receberá:
– Bolsa de estudos de três meses – início nos meses de Janeiro, Abril ou Setembro;
– Passagem aérea (classe econômica) São Paulo x Milão x São Paulo;
– Estadia em Milão/Itália pelo período do curso;
– Ajuda de custo de EU 1000 (mil Euros) para subsidiar alimentação e transporte no período do curso.

Ganhadores das bolsas de estudos em edições anteriores não concorrerão ao sorteio novamente.

8- DISPOSIÇÕES GERAIS

8.1 Proteção dos direitos autorais – A proteção legal dos trabalhos será de exclusiva responsabilidade dos participantes, que a seu critério, tomarão as medidas cabíveis junto aos órgãos competentes. A Francal Feiras e seus parceiros não assumirão qualquer responsabilidade perante terceiros, em face de eventual violação de direitos que o autor venha a alegar relativamente aos trabalhos apresentados.

8.2 Os organizadores se reservam o direito de recusar peça considerada cópia ou que não obedeça qualquer item deste regulamento. Também se reservam ao direito de utilizar as peças que julgarem convenientes e que tenham sido entregues para o concurso para fins de exposição ou publicidade em geral. Todas as peças – finalistas ou não – ficarão em poder dos organizadores e serão devolvidas aos participantes em data a ser definida pela Francal Feiras.

8.3 As amostras vencedoras serão expostas na Feira Francal 2013.

8.4 Os organizadores poderão alterar as datas do calendário oficial do Prêmio, se julgarem necessário.

8.5 A inscrição significa aceitação integral deste regulamento.

8.6 Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela comissão julgadora.


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