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Dica do Ravi: franquias verdes no Brasil

30 de May de 2012
Código de barras de produtos verdes: a comercialização está se consolidando.

Código de barras de produtos verdes: a comercialização está se consolidando.

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http://modaetica.com.br/?p=4406

Ravi ontem ligou da Itália, “só” três horas batendo papo, e aí eu lembrei que tinha que atualizar uma dica dele, que na real saiu no Estadão PME (Pequenas e Médias Empresas). Durante os anos que namoramos, eu costumava dizer que “ainda ia ter uma franquia”, rs. Agora já há algumas interessantes…

Segue na íntegra a notícia:

Mercado de franquias oferece opções para quem deseja empreender e ainda preservar a natureza

Consumidor está cada vez mais preocupado com essa questão; estratégia pode gerar bons negócios

Quem deseja aliar empreendedorismo e proteção ambiental vai encontrar no mercado de franquias opções de negócios verdes. A loja de produtos naturais Mundo Verde, por exemplo, é pioneira no segmento. Criada em 1987 em Petrópolis (RJ), aderiu ao franchising em 1993 e fechou 2011 com faturamento de R$ 205 milhões.

A marca possui 200 lojas no Brasil e duas em Portugal, por onde circulam 150 mil pessoas por dia. “Até o final de 2012 serão seis lojas em Portugal. Para 2013, nossa meta é chegar a mais países europeus e a outros continentes”, diz o gerente regional de São Paulo, Gerson Torres. Segundo ele, 80% dos sete mil itens vendidos na rede são fornecidos por micro e pequenos empreendedores.

Para montar uma loja de rua com 60 m², Torres informa que são necessários entre R$ 200 mil e R$ 250 mil. O valor inclui taxa de franquia, projeto arquitetônico, marcenaria, produtos para compor o estoque inicial, marketing e treinamento. Além disso, é preciso ter entre R$ 30 mil e R$ 50 mil de capital de giro. “A previsão de retorno ocorre entre 24 e 36 meses e o faturamento anual de novas unidades é de R$ 110 mil, com lucratividade de 13%.”

Transformada em franquia há pouco tempo, a marca Nação Verde, que desenvolve e comercializa produtos 100% naturais e orgânicos sem cobre, petróleo ou enxofre, conta hoje com duas lojas franqueadas e planeja fechar 2012 com 50 unidades distribuídas pelo Brasil. 

Segundo o proprietário, Ricardo Cruz, é possível ser um franqueado investindo entre R$ 98 mil e R$ 190 mil. O valor varia conforme a modalidade da operação, que pode ser varejo convencional, e-commerce integrado e mini atacado. 

O custo inclui projeto arquitetônico, taxa de franquia, computador e software com e-commerce integrado. A ferramenta permite ao franqueado controlar a entrada e saída de produtos tanto na loja virtual quanto na física. O pacote inclui, ainda, sistema que dá ao empresário total controle de gastos, vendas, faturamento e lucro. “Nós adotamos a sustentabilidade em todas as etapas, isso inclui pisos e gôndolas que são feitos com material reciclável”, afirma Cruz

Em breve, outra opção de franchising estará disponível em dois formatos – loja e spa. A novidade é da Surya Brasil, fabricante de cosméticos naturais e orgânicos. Depois de atuar durante 14 anos apenas como fabricante, a empresária Clélia Angelon abriu, há três anos, o Espaço Surya, que funciona como um SPA de tratamento de beleza, utilizando sua linha de produtos. 

A decisão de virar franchising foi tomada atendendo a apelos de clientes. “Recebemos pessoas de todo o Brasil e do exterior e todos queriam que houvesse um espaço desse tipo em suas cidades”, conta Clélia. Ainda em maio a empresária vai inaugurar sua primeira loja em um shopping de São Paulo. “Esse projeto piloto vai servir para definir o padrão que as franquias deverão adotar e os custos da implantação.” Clélia conta que o Espaço Surya também será franqueado. “Até o final do ano teremos uma unidade na Índia e outra em Nova York.”

Segundo a empresária, a Surya é líder no mercado de coloração à base de henna. “Nossos produtos são exportados para mais de 30 países. Acredito que a aceitação ocorre porque cumprimos exigências de instituições certificadoras como Ecocet, Vegan, Pet e Cosmobio.” A empresa também detém dois prêmios Greenbest, concedido a iniciativas sustentáveis.

One Comment leave one →
  1. 12 de August de 2013 2:28 AM

    As franquias estão dominando o mercado, todos os dias aparece uma nova alternativa de investimento.

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