Skip to content

Dica do Thiago: tecido pode descontaminar áreas com radiação nuclear

31 de May de 2012
Japão + radiação.

Japão + radiação.

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=4581

Cientistas japoneses testam tecido que pode descontaminar áreas com radiação

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
Brasília – No Nordeste do Japão, na região de Fukushima, foi testado um tecido que absorve o césio radioativo na água e no solo. De acordo com os cientistas do Instituto de Ciência Industrial da Universidade de Tóquio, os resultados dos testes comprovaram a eficiência do material. A ideia é utilizar o tecido na descontaminação de áreas afetadas por radiação nuclear.

Há pouco mais de 14 meses, a região de Fukushima foi alvo de explosões e vazamentos nucleares na usina de mesmo nome. A unidade foi atingida por um terremoto seguido por tsunami e os abalos provocaram acidentes nos reatores nucleares. Em decorrência dos acidentes, cidades inteiras ao redor da usina foram esvaziadas e até hoje as pessoas moram em abrigos provisórios.

Análise de efeitos de radiação nuclear nas pessoas após acidentes no Japão.

Análise de efeitos de radiação nuclear nas pessoas após acidentes no Japão.

Nas pesquisas feitas pelos cientistas da Universidade de Tóquio, o tecido foi mergulhado em uma água contaminada com 20 becqueréis (unidade de medida de radioatividade) do césio radioativo por litro. As medições feitas no dia seguinte mostraram que o nível de radioatividade na água diminuiu para 8 becqueréis por litro.

De acordo com os pesquisadores, o tecido apresenta vantagens como baixo custo de produção, facilidade no transporte e no manuseio. Segundo os especialistas, quando o material estiver liberado, qualquer pessoa poderá usá-lo para descontaminar sua casa e jardim, por exemplo.

A notícia está disponível neste link.

No que posso acrescentar a respeito:

– ou o tecido é constituído por fibras especiais, que tiveram toda uma pesquisa e desenvolvimento de química têxtil (associada ou não à nanotecnologia)

– ou é um tecido já do mercado que recebe um tratamento/acabamento especial de uma substância química que faz ligações de interface entre o tecido e a radiação nuclear (o que eu acho ser o mais provável, porque é pra onde as pesquisas têm se direcionado mais e, em tese, seria mais viável e acessível para a população – mas isso é só uma inferência).

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: