Skip to content

As meias da Gruta da Lapinha

2 de July de 2012

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=4767

Neste sábado, o namorado me levou para conhecer a Gruta da Lapinha, em Lagoa Santa/MG.

Iluminação lisérgica da Gruta da Lapinha.

Iluminação de led lisérgica da Gruta da Lapinha.

Logo que chegamos, um atendente me deu umas “meias” para calçar, para proteger de uma tal Aranha Marrom. Considerando a fauna da milenar gruta, em que na minha percepção os morcegos de hoje seriam equivalentes aos pterodátilos de outrora, fiquei imaginando o que deveria ser essa Aranha Marrom…

Fato é que assim que as meias chegaram, eu fiquei uns dois minutos ou mais olhando para as mesmas, tentando entender como calçá-las… Elas eram assim:

"Meias" da Gruta da Lapinha.

“Meias” da Gruta da Lapinha.

Enquanto uma meia comum a gente “abre” no topo, a meia da Gruta é “aberta” na lateral. Óbvio, porque se tratava de uma toca de cabelo!!

Toca de cabelo aberta e fechada.

Toca de cabelo aberta e fechada.

Chamo atenção para o fato de a tipologia de uso (a forma de calçar) ser absolutamente desconsiderada em função da  ressignificação de um objeto (tocas são chamadas de meias). Isso é um erro que nós, designers, não podemos cometer. Se formos fazer de uma saia longa um vestido curto, isso tem que estar claro (com instruções de uso) para o usuário/consumidor/cliente.

Eu "posando" com as meias-tocas da Gruta da Lapinha. A bermuda Hering é de linho; a jaqueta jeans da Zoomp eu uso há 10 anos; a bolsa Raphaella Booz de couro bovino tem recortes que imitam couro de pínton (dos males, o menor); a sapatilha dourada é de laminado de poliuretano (que tem sido chamado equivocadamente de "couro ecológico", porque não vem da pele do animal, mas do petróleo) e foi comprada num bairro periférico em BH.

Eu “posando” com as meias-tocas da Gruta da Lapinha. A bermuda Hering é de linho (um dos tecidos mais ecológicos); a jaqueta jeans da Zoomp eu uso há 10 anos (foi herança da mamma!); a bolsa Raphaella Booz de couro bovino tem recortes que imitam couro de píton (dos males, o menor); a sapatilha dourada é de laminado de poliuretano (que tem sido chamado equivocadamente de “couro ecológico”, porque não vem da pele do animal, mas do petróleo) e foi comprada num bairro periférico de BH.

As mais "belas" meias... "Super eficientes" para proteger de uma super-aranha!!

As mais “belas” meias… “Super eficientes” para proteger de uma super-aranha!!

Ô moçada, é claro que eu não to levando nada disso à sério, né! Secretamente,  é rir da situação das meias e do fato de, no Brasil, uma massa de garotas emergentes estarem pagando de it-girl do interior, sem saber quase nada de Moda, e ficarem postando os tais “Looks do Dia”, nos quais sempre tem um acessório ou uma roupa nada-a-ver, que detona o look. Afinal, as meias aí não protegem nem de uma formiga saúva (quanto mais de uma aranha dinossaura, rs) e são cafonas até dizer chega! rs

Gruta da Lapinha, Lagoa Santa/MG.

Formação de estalactites da Gruta da Lapinha, Lagoa Santa/MG.

Formações minerais (muita calcita...) na Gruta da Lapinha. O rosa é iluminação.

Formações minerais (muita calcita…) na Gruta da Lapinha. O rosa é iluminação.

A entrada da gruta, vista pelo lado de dentro. Parafraseando uns versos de D. H. Lawrence, "infelizmente a gente olha pelo lado errado do longo telescópio do tempo." Todas as fotos são do Bruno Lourenço.

A entrada da gruta, vista pelo lado de dentro. Parafraseando uns versos de D. H. Lawrence, “infelizmente a gente olha pelo lado errado do longo telescópio do tempo.” Todas as fotos (menos as tocas) são do Bruno Lourenço.

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: