Skip to content

Dica do Rodrigo: xamanismo e informação na mente de Alan Moore

11 de July de 2012

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=4838

Acabei de ver um vídeo que o Rodrigo,  leitor do blog, indicou em um post em que eu falava sobre O paradigma catastrofista: a Reviravolta da Terra + o alerta final de Gaia + tendência do neoxamanismo urbano em 2012.

Neste vídeo, o roteirista Alan Moore (um maluco inteligente com uma biografia pra lá de interessante; é dele a história V de Vingança, pra citar uma mais pop) expõe suas ideias sobre o atual estado em que a nossa cultura se encontra.

Alan Moore: além de um genial roteirista de HQs.

Alan Moore: além de um genial roteirista de HQs.

Eu chamo isso de “conhecimento underground”: são os caras geniais que não tiveram educação formal (graduação em universidade), mas leram todos os livros da biblioteca da cidade deles e sabem onde está toda a contracultura virtual. Vale a pena gastar uma hora e 17 minutos.

Pra quem gosta de ver “tendença di muoda”, vai ver que a informação e o pensamento crítico sobre a mesma são o canal.

E sim, o neoxamanismo continua muito forte. Nunca foi tão acessível participar de um temazcal, pitar uma chanupa (com raízes das árvores), beber da ayahuasca – e com direito a um índio de verdade, do tipo xamã, guiando as experiências de caráter espiritualista.

Pra quem se interessar pelas duas primeiras experiências, eu recomendo o Sete Ecos, em Sete Lagoas – MG, onde eu fui fazer um curso intensivo de permacultura em dez/2011. Lá aprendi a fazer uma parede de adobe, agricultura orgânica, telhado verde (tanto o de garrafas pet quanto o de grama), a fazer chapati com guacamole… Foi bem legal.

E sobre a ayahuasca – a única droga/enteógeno legalizada no Brasil e pela ONU – não vem ao caso nest post. Fica pra outra oportunidade.

Eu e Marconi, proprietário e idealizador do Sete Ecos. Estava preparando o reboco da casa: 50% terra, 50% areia e água à gosto.

Eu e Marconi, proprietário e idealizador do Sete Ecos. Estava preparando o reboco da casa: 50% terra, 50% areia e água à gosto.

Eu e a terapeuta Kelly (a pessoa mais caaaalma ever) plantando milho e feijão orgânicos. Fotos do Bruno-the-boyfriend.

Eu e a terapeuta Kelly plantando milho e feijão orgânicos. Fotos do Bruno-the-boyfriend.

No comments yet

Leave a Reply

