Skip to content

Trash fashion: o vestido de noiva de Nina

1 de September de 2012
Nina: vestido de noiva na trash fashion.

Nina: vestido de noiva na trash fashion.

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=5189

Até eu que não assisto televisão há anos (ok que há programas que se salvam, mas – na minha opinião – entretenimento instigante e informação crítica vem de outros veículos de comunicação). Pois então, até eu sei por osmose, por inconsciente coletivo, pelos papos pelos cantos, quem são os personagens de Avenida Brasil. 

Barraco rules.

Barraco rules.

Antes que alguém diga que o vestido de casamento da tal Nina, feito de materiais reciclados, está enquadrado como “moda sustentável” (sustainable fashion) ou “moda ética” (ethical fashion), eu quero delimitar que esse tipo de roupa pertence à categoria do “trash fashion” (numa tradução mambembe, é o equivalente a “moda a partir do lixo”).

Há poucos anos, houve alguns desfiles nos EUA que levavam a alcunha “trash fashion”, bem como alguns editoriais de moda destacando esse tipo de moda. Em BH, há poucos anos, houve um concurso e desfile chamado “Minas Eco Fashion” ou algo sui generis, em que as peças vencedoras se enquadravam como “trash fashion”. Na última aula que dou (de Moda e Sustentabilidade – UFMG), explico mais sobre a estética da trash fashion. 

Véu de plástico e terno branco do malandro carioca. Dá pra escrever um discurso e meio sobre moda olhando para essa cena emblemática.

Véu de plástico e terno branco do malandro carioca. Dá pra escrever um discurso e meio sobre moda olhando para essa cena emblemática.

A trash fashion, assim como a novela (ok, um episódio), tem o mérito (sim, há algum ponto positivo em ambas as coisas) de trazer a discussão da reciclagem no sistema da moda. Já é alguma coisa.

———–

Leia sobre o terno branco do malandro carioca: Livro: Moda e modernidade na belle epoque carioca

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: