Skip to content

Os garotões da ecofashion

9 de October de 2012

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=5414

Eu e o namorado estávamos vendo umas “pirotecnias aéreas” da Esquadrilha da Fumaça há uns dias atrás e, na saída do PAMA-LS (Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa), três caras ostentavam camisetas com estampas ecológicas.

Pedi para que ele, munido de seu I-stuff, fizesse o registro do streetstyle masculino do interioRRR de Minas!

Legenda e foto by Bruno: Garotoes da ecofashion mas sem questionar o q a produção da estampa gerou de resíduos e como eles foram descartados na fabrica.

Legenda e foto by Bruno: Garotões da ecofashion, mas sem questionar o que a produção da estampa gerou de resíduos e como eles foram descartados na fábrica.

Há dois anos (2010), eu fiz um breve post a respeito dessa estética da sustentabilidade na moda masculina:

Moda masculina e ecológica

A real é que, de lá pra cá, quase nada mudou no ecofashion masculino. As estampas:

  • enfatizam a questão ambiental de modo leve;
  • são amplas e centralizadas;
  • utilizam poucas cores;
  • associam a natureza mais com lazer e fruição estética que com esporte (antes, prevalecia o esporte, como surf, principalmente). – Os meninos estão mais “de boa na lagoa” que “remando contra a maré”;
  • tons terrosos, secos;
  • ton-sur-ton.

Estética, estética, estética. E não ética. As camisetas não questionam o impacto ambiental do sistema da moda.

E, sempre bom lembrar que: a moda, se ela for uma boa moda, ela vai passar.

Até eu já cansei dessa estética ecológica na moda masculina. Os meninos estão precisando sair da zona de conforto (escapista!) de contemplar e fruir a natureza, salvando-a com belas imagens, para a zona das ações ambientais, ou seja, camisetas com estampas ativistas, que atrelam o produto com uma ação ambiental efetiva, e NECESSARIAMENTE de forma despojada. O panda da WWF não precisa – no futuro da ecofashion masculina – ser tão preto e branco, tão literalmente pesado preto e branco. Ele pode e deve vir mais leve, traços fluidos, estampa colorida, em camisetas de cores quentes e suaves…

Vai por mim: quem vai na frente bebe a água limpa!😉

3 Comments leave one →
  1. Atilio permalink
    9 de October de 2012 11:57 AM

    Boa. É difícil achar estampas legais. Geralmente, prefiro camisas sem estampa. Deixa eu perguntar: essas camisas coloridas sem estampa, tipo hering, são muito estraga ambiente?

    • 9 de October de 2012 1:35 PM

      Olá, Atilio!

      As da Hering, mesmo sem estampa (e respectivos insumos químicos inorgânicos, águas residuais de tingimento, etc.), são feitas de algodão convencional, que é uma das plantações mais sujas do mundo (ocupando 3% do globo, ela usa 16% de todas as inseticidas e 10% de todas as pesticidas no mundo, o que causa muitos envenenamentos – cerca de 20 mil mortes/ano – nos países produtores abaixo do Equador). Fora que as da Hering têm o ciclo de vida curto: elas são infestadas (etapa de colocar moldes sobre tecido e cortar) meio tortas, daí conforme o uso, elas vão “girando”/entortando frente com costas; é uma malha de qualidade inferior (gera furinhos com o uso); e apresentam um desbote rápido (cerca de um ano, ela já está beeem desbotada). Por isso que é barato: não presta.

      Ideal = camisetas de algodão orgânico com tingimento natural! (A Hering chegou a lançar uma pequena coleção dessas no verão de 2009).

      =)

      • Atilio permalink
        26 de October de 2012 9:52 AM

        Tá vendo? Ser ignorante avacalha tudo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: