Skip to content

Dica da Babi Avelino: sua experiência com moda ética

23 de October de 2012
Lenços éticos e de estampa artsy da Babi Avelino.

Lenços éticos e de estampa artsy da Babi Avelino.

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=5595

A seguir, diretamente da Bélgica, a artista plástica Babi Avelino conta sua experiência no design de moda ética.

Oi Luciana, queria te contar um pouco de como anda meu projeto por aqui…

Depois da produção de alguns lenços 100% seda com minhas estampas impressas com tinta a base de água, participei do Etnho Tendance Fashion em Bruxelas… Percebi que é muito difícil produzir e comercializar tal produto desta maneira… Estou contente de ter tentado, mas acho que partir de uma venda em consignação numa loja, seria a melhor pedida…

Também percebi que meu trabalho agrada muito e não apenas pelo o resultado final, mas por todo o processo na criação de uma estampa. Sempre parto de fotografias de natureza e tento trabalhar como se fossem obras de arte…. Acho que com todo designer deve ser assim, mas verdade que eu misturo muito o Brasil e a Bélgica, o natural e o urbano… e este universo bem pessoal passa a ser traduzido e compreendido por todos… Tem também estampas que são tão abstratas que quando digo o que é na realidade, as pessoas ficam surpresas e contentes…

Então, agora, depois do Salon Tissus Premier de Lille em fevereiro, tive duas encomendas para duas estilistas diferentes e estou trabalhando nisso agora… E estou realmente querendo começar por aí… Participar de feiras como Indigo Paris, Premiere Vision Brasil… Onde sei que os designers de estampas possuem um espaço para comercializar o trabalho para grandes marcas… aí penso que assim, com clientes externos me pagando para fazer estampas, eu poderei investir num projeto meu e mais ambicioso que é a criação de uma moda swimwear ecológica… Lembra que estava vendo isso?! Ao mesmo tempo quero sobretudo continuar com o processo de produção ecologicamente correto e isso em todo o nível e setor…

Também tenho a ideia de participar do Paraty Eco Fashion e do Ethical Fashion Show Paris ano que vem… quem sabe com alguma peça ou apenas com as estampas em forma de instalação ?! O que acha? Também a transparência na forma de comercializar é muito importante e eu quero que a ecologia e a transparência sejam padrão… e que minhas estampas sejam o algo a mais… wink entende?! [Sim, entendo perfeitamente! =)]

Então te escrevo tudo isso pois estou ao ponto de imprimir “maquetes” =amostras, de estampas para o Indigo Paris de fevereiro… e quero já neste estado, fazer as coisas como se devem, preciso apenas descobrir aqui na Europa um fabricante de tecido reciclado de pet, pois os sintéticos são melhores para a apresentação das nuances de cores… (estampas na seda em imagem) e aí para o cartão com o nome – já encontrei recicladosmile

Uma outra coisa que queria te contar, aqui eu tenho acesso a uma empresa que recicla tecido… eles também mandam roupas para países pobres e acho que possuem projetos pontuais em países no que se trata de reciclagem… Acho que estiver já no Brasil… te envio uma imagem, pois para um evento no começo do ano, sobre a Amazonia, pude ter alguns tecidos para criar uma cenografia…

Tecidos éticos literalmente em cena!

Tecidos éticos literalmente em cena!

Outra coisa legal que queria te contar… E que acabo de começar um atelier que mistura vídeo e escultura – transdisciplinar e posso misturar o tecido mais uma vez nisso… tudo isso pra te dizer… que estou a mil e estou feliz! que bom se eu puder viver disso e fazer o mundo melhor concretamente! smileEsperando um dia te conhecer pessoalmente para confabular mais… beijos da Bélgica

– ENERGIZANTE, Babi!! Que sua trajetória nos sirva de inspiração!! =)

Keep in touch!

No comments yet

Leave a Reply

