Skip to content

Entrevista sobre biomimética para o UseFashion

30 de October de 2012

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=5692

A seguir, entrevista que dei para o Portal UseFashion – que é o maior portal brasileiro de pesquisa de moda (internacional inclusive); muitas confecções assinam o portal, seja para se inspirar ou para copiar. É um excelente site, muito completo, e eu já utilizei bastante na minha vida de estilista. Recomendo a todos!

Jornal impresso do UseFashion.

Jornal impresso do UseFashion.

UseFashion_ Você acredita que o biomimetismo é importante para as pessoas e o futuro?

Luciana Duarte_ Sim. Sendo a biomimética (bios, vida + mímesis, imitação = imitação da vida) uma área científica transdisciplinar, eu considero o biomimetismo não só um conhecimento, mas uma forma de pensar – a qual coloca o homem como um vetor (e não como agente!) na solução de problemas. Em outras palavras: é importante porque é uma forma de pensar que respeita a inteligência da natureza.

UseFashion_  Na sua opinião, que benefícios esse olhar sobre a natureza pode trazer para marcas de moda?

Luciana Duarte_ Na moda como a conhecemos hoje, sagrando o Novo cada vez mais rapidamente, é um desafio propor soluções de biomimética. Essas soluções geralmente ocorrem em nível de estilo, como o uso de velcros (produto-solução emblemático do biomimetismo, baseado na fixação dos carrapichos), e roupas com efeito cocoon, silhueta oval, abraçando o corpo, como um confortável casulo.

Já no sportwear e na linha de uniformes profissionais, áreas da moda que demandam performance, a biomimética é mais aplicável (ex. tecidos que regulam temperatura do corpo, economizando a nossa energia; tênis como os da New Balance, que se desenvolveram partindo da observação dos pontos de apoio das patas de galinha).

Em todo caso, seja para as três áreas da moda mencionadas (fashion, esporte, profissional), seja para as demais áreas (bolsas, calçados, lar), o maior benefício que a biomimética pode conferir é: criar além de produtos baseados em soluções da natureza, isto é, criar modelos de negócios fundamentados na dinâmica da natureza, em que os resíduos de produtos retornam como insumos na produção de novos, em que os mesmos produtos são compartilhados por várias pessoas, em organizações cooperativas, relações comensais, mutualísticas, etc.

UseFashion_  E que benefícios o biomimetismo pode trazer para o ambiente?

Luciana Duarte_ Simples: a natureza não produz lixo nem poluição. Essas são invenções humanas para solucionar problemas humanos. Procurar imitar a natureza significa não só inteligência em soluções de design e engenharia, mas principalmente em soluções harmônicas para a relação da cultura material com o meio ambiente.

Para saber mais sobre biomimética, veja os posts:

Navegando pelo blog, há outras entrevistas, sobre outros assuntos de moda, que dei para outras mídias, como RedeTV, Jornal da Pampulha, Revista Tag (Unesp), Rádio UFMG, etc. CLIQUE AQUI

No comments yet

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: