Skip to content

Livro: As cartas de Tsuji

4 de November de 2012

Em tempos de “start-ups”, fica aqui a dica de um livro não-científico e não-literatura-canônica para quem pensa em abrir um negócio tecnológico.

As cartas de Tsuji

As cartas de Tsuji

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=5711

Livro: As cartas de Tsuji – A história de um pesquisador e seus alunos criando uma empresa de base tecnológica

Autores: Rochel Montero Lago, Lilian Barros Pereira Campos, Euler Santos

Editora: UFMG

Sinopse: Este livro busca relatar a história de João, um pesquisador acadêmico que decide abrir uma empresa, mas não sabe como. Com a morte de seu mentor, Tsuji Sensei, João recebe várias cartas dele que vão sendo reveladas ao longo do romance. Cada carta traz uma dica de Tsuji para o sucesso de João como empreendedor. Os autores abordam temas como plano de negócio, propriedade intelectual, estudos de mercado, perfil empreendedor, network, entre outros.

—-

Eu sempre tinha ouvido falar no nome do prof. Rochel, da UFMG – achava que era sobrenome “Rochel”, o prof. de Química que estava ensinando também empreendedorismo, que eu tinha que conhecer, que ele lidava com resíduos, que eu ia gostar dele, que isso que aquilo, que etc e tal.

Daí me disseram que ele havia escrito um livro. E eu resolvi comprar para saber o que esse cara tinha a dizer, já que eu tinha ouvido o nome dele de 2008 a 2012.

Li vorazmente, em um gole, e gostei bastante. (Pessoalmente, foi muito útil no meu atual momento de vida).

Queria uma assinatura do autor no meu exemplar e mandei um e-mail pedindo uma dedicatória caprichada. Acabei ganhando um almoço e uma entrevista de três horas – na qual eu aprendi muito mais sobre como ser gente (virtuoso, humilde, pacífico) que como vencer as burocracias do governo e da universidade para abrir uma empresa. Foi um desses encontros muito marcantes e emocionantes da vida. Fiquei MUITO impressionada com o prof. Rochel (especialmente pelo aspecto espiritual), de modo que recomendo que não só leiam o livro, mas que também procurem conhecer a pessoa extraordinária (muito do bem e cheio de luz) que o escreveu.

Prof. Rochel Lago, tratando rejeito do couro.

Prof. Rochel Lago, tratando rejeito do couro.

No comments yet

Leave a Reply

