Skip to content

Novo blog: modaetica.com.br

12 de November de 2012

Querid@s leitores!

Finalmente.

Finalmente estamos de malas prontas para mudar!

Preparem as Louis Vuitton!!

Preparem as Louis Vuitton! 😉

Nestes dois anos, foram mais de 300 mil visitas, mais de 550 posts e mais de 400 curtir no Facebook. Nunca houve publicidade, nem sorteio, nem nenhum tipo de incentivo a frequentar este espaço virtual nem comprar nenhum produto daqui.

Durante esse tempo, fiz constantes pequenas mudanças de layout para atender o fluxo crescente de leitores, que ultrapassa o patamar de 1.000 por dia. Acredito que os números se devem bem mais ao crescente interesse das pessoas pelo assunto da ética e estética da sustentabilidade na moda que a minha forma de escrever, a qual é muito pessoal – e realmente, faço muito esforço em ficar impessoal. O blog, afinal de contas, nasceu de uma vontade de comunicar as experiências pessoais que tenho com o tema moda ética (que é a minha paixão, desde 2007).

Ao contrário dos demais países do mundo, em que a leitura de blogs tem diminuído, no Brasil cada vez mais procura-se ler conteúdo informativo/instigante/divertido em blogs. Há mais de 10 anos blogo e tenho percebido vários rumos – sobre os quais, somente duas coisas merecem ser ditas:

– A moda e o entretenimento, se forem mesmo uma boa moda e um bom entretenimento, vão passar. (Ex.: os blogs de look de moda com publicidade implícita, logo vão passar).

– O assunto, uma vez que ele foi assimilado pelas massas, ele não interessa a mais ninguém mesmo. (Ex.: o assunto da “sustentabilidade” está marcado pra se esgotar no Brasil até 2017; ele se tornou um direcionamento em vários mercados, como o de moda, mais que um assunto da moda, como atualmente ainda é tratado pelas mídias para as massas).

Nós estamos vendo muitas mudanças no nosso país, como o fenômeno dos indivíduos que estão se tornando empresas (microempreendedores individuais). Nesse sentido, caminhamos para uma profissionalização/formalização em vários aspectos. E, a propósito deste blog ou de blogs como este, a mudança é inevitável para acompanhar os novos tempos.

Mas, afinal de contas, o que muda por aqui?

  • o endereço. Daqui em diante, atendemos também no http://modaetica.com.br/
  • as pessoas que fazem o site. São vários bons leitores (que terão ainda mais destaque) que enviam suas dicas de assunto.
  • imagens mais bonitas. É o ritual do visual, não adianta ir contra os códigos das aparências que a sociedade escolheu para se entender. Vou deixar o site bonitão com ilustrações minhas de moda e mais imagens de mulheres bonitas vestindo roupas ecológicas.
  • os títulos/as chamadas/manchetes ficam mais objetivas.
  • menos burocrático, mais fácil e gostoso de navegar.
  • bye-bye linguajar pessoal, causos pessoais, emoticons, risadinhas. Com a superexposição das pessoas em redes sociais, não faz sentido acessar um site pra ver um anônimo (como eu) contando suas histórias, ainda que histórias informativas.
  • e o conteúdo também muda. São cada vez mais pessoas abrindo seus negócios de moda ecológica/sustentável/ética – e é com elas que eu quero conversar mais, porque são elas que mais me mandam e-mail pedindo consultoria. Nós já estamos assimilando bem como as coisas têm que ser (materiais ecológicos, menos resíduos na produção, não incentivar o supérfluo, etc.). Agora nós precisamos aprender a praticar bem o que temos aprendido.

O que continua: o meu ativismo passional de contribuir para o direcionamento ético e sustentável das empresas de moda.

Um grande abraço virtual, com muita felicidade nessa nova jornada!

Que venha o Novo!!!

(Os vasos-letras são uma obra de arte do Inhotim).

(Os vasos-letras são uma obra de arte do Inhotim).

– Ah, últimas carinhas felizes:

🙂

😀

Agora sim: até breve, na casa nova! 😉

One Comment leave one →
  1. 13 de November de 2012 5:19 AM

    Eu sou sua fã (hahaha tietagem!) Comento pouco aqui, mas admiro muito você! Queria te agradecer pelo comentário lá no meu blog falidão hahaha (rucuaetomatesexo.blogspot.com), eu gosto do jeito que vc escreve e acho que blogs são assim mesmo, pessoais! Mas como o blog vai virar um site (très chic!) vc tem razão em mudar o modo como escreve.
    Interessante essa previsão sobre o assunto sustentabilidade “durar” até 2017, esses dias li uma pesquisa do ministério do meio ambiente dizendo que as pessoas sabem muito bem como serem sustentáveis mas não há a prática da sustentabilidade, ela fica só na “consciência” e não chega ao ato. E eu acho que isso vai acontecer quando a massa assimilar o assunto e ele deixar de ser “o assunto da moda” (como as mídias ainda insistem em dizer, é como dizem que design é uma profissão nova, fala sério né? hahaha)! Enfim, espero ansiosa pelo novo layout! beijocas e muito sucesso aqui no Moda Ética! (:

Leave a comment