Skip to content

Ecochic Day: happening fashion em São Paulo + Eco Chic, os livros

29 de July de 2011

LEIA ESTE POST NO NOVO MODA ÉTICA:

http://modaetica.com.br/?p=2610

Começa amanhã (sábado, 30/07/2011) e repete-se mensalmente nos próximos seis meses, um evento de caráter mobilizador (social, artístico e de moda) em prol da sustentabilidade na moda e no cotidiano. O Ecochic Day acontece em São Paulo, no Conjunto Nacional (Av. Paulista esquina com Rua Augusta), a partir das 14h30.

Penso que eventos como esse poderiam se dar estrategicamente paralelos às semanas de moda, para aproveitar as viagens dos jornalistas e blogueiros (como eu que me desloco de BH a SP por causa da SPFW) e aumentar a divulgação e, por conseguinte, a participação do grande público.

Dado que a correta grafia (no bom português da nova ortografia) são as palavras Eco e Chic grafadas separadamente, eco chic, eu confesso que fico reticente com um evento que tem no nome um termo escrito errado. Ainda se coubesse a desculpa de design gráfico interessante para escrever algo de forma inapropriada, tudo bem, mas não parece isso, porque é uma logo simples, parece desinformação mesmo.

Para quem não puder ou quiser ir, fica a leitura de um livro (escrito por uma jornalista) que introduz ao tema do Eco Chic:

O bom Eco chic.

Livro: Eco Chic: o guia de moda ética para a consumidora consciente

Autora: Matilda Lee

Editora: Larousse

Sinopse: Este livro trata de maneira elucidativa questões como – Por que você é o maior beneficiado ao escolher roupas com acabamentos melhores, mesmo que elas custem mais; como você descobre as marcas que tingem jeans sem agredir o meio ambiente, e consequentemente ajuda a preservar o planeta; como aproveitar melhor as roupas e como conservá-las bonitas e com cor por mais tempo. Mais do que um guia de moda, dicas e estilo, é um livro que tem como tema central moda e ecologia.

Já o seguinte livro, é o supra-sumo do oportunismo com o termo eco chic e beneficiamento editorial, que serve para desqualificar o que entendemos como moda ecológica e comportamento ético (apesar de pelo menos o título estar escrito corretamente):

O superficial Eco chic.

Livro: Eco chic: salvando o planeta com estilo

Autora: Christie Matheson

Editora: Matrix

Sinopse: Segundo a obra, adotar um estilo de vida eco chic significa – ser dona de um guarda-roupa matador; sentir-se maravilhosa; comer e beber do bom e do melhor; e sentir-se mais conectada aos seus amigos, familiares e à natureza.

3 Comments leave one →
  1. 3 de August de 2011 3:03 PM

    Pra começo de conversa Luciana Duarte, com todo esse seu currículo “pomposo”, a desinformada é você. Abaixo segue o link do “Manual de redação e estilo do Jornal O estado de São Paulo” pra você dar uma estudada, e se certificar antes de falar bobagens. Não sei quem te disse que pode sair por aí, fazendo críticas grosseiras, a respeito do que nem sabe do que se trata. Mesmo que eu tivesse escrito errado o nome do meu evento ECOCHIC DAY, uma pessoa que diz “pesquisar Moda Ética desde 2007 e possuir experiência em moda sustentável” deveria ter no mínimo o cuidado em expressar discordâncias e questionamentos com respeito, atitude que você não teve, porque me parece no mínimo mais uma blogueira de completo mau humor. Isso não ajuda ninguém a nada. Tome um chá e relaxe… o novo mundo sustentável precisa de ativistas com a tal da sabedoria, sabe?
    Mônica Horta.

    Pra estudar! http://www.estadao.com.br/manualredacao/esclareca/hifen.shtm
    Ah… e por favor, divulgue também este meu comentário, porque é meu merecido direito de resposta. É a tal da ética, né?

    • 4 de August de 2011 1:38 PM

      Olá Mônica,

      vc. pareceu bastante incomodada com o post, se quiser posso tirar. Seu comentário, naturalmente, foi aprovado. Parafraseando Voltaire, posso não concordar com o que dizes, mas defenderei seu direito em dizê-lo.
      Continuo afirmando o que digo, inclusive é correto, pesquiso moda ética; mas trabalhei em empresa de moda sustentável que se apresentava no Ethical Fashion Show. Há ainda moda ecológica e moda verde. Cada denominação tem sua especificidade.
      Vc quer que coloque o seu comentário como um post? Ou quer enviar um release falando a favor do evento? Quer que eu de uma resposta comentando item por item do seu comentário?

      Abs,


      Luciana Duarte
      http://lucianaduarte.org/

  2. 4 de August de 2011 4:31 PM

    Lamentável que a organizadora se pronuncie sobre “seu evento” de forma tão deselegante e barraqueira.

    Algumas pessoas não sabem aceitar críticas, querem só elogios. O “novo mundo sustentável” precisa de ativistas mais humildes, porque ta cheio de oportunistas da sustentabilidade.

    Não sei sobre o evento, mas a impressão que tive da organizadora não foi positiva. Mesmo assim desejo sucesso ao evento.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: